O relatório Accenture Life Trends 2023, realizado pela empresa de prestação de serviços profissionais Accenture, identificou as cinco tendências que explicam a forma como as pessoas adaptam as suas vidas e a utilização de tecnologias emergentes de forma a ir de encontro com as mudanças das suas necessidades.
O estudo concluiu que os consumidores estão a ganhar cada vez mais acesso a tecnologias emergentes, como resposta aos desafios dos últimos anos. A Inteligência Artificial (IA) torna possível que as pessoas expressem toda a sua criatividade natural, a web3 permite uma modernização da internet para oferecer aos usuários o controle total sobre as atividades online e a tokenização irá possibilitar entregar o controlo total dos seus dados pessoais.
Segundo o autor do relatório, é recomendado que as empresas ajustem os seus modelos de negócio para responderem às alterações de comportamento dos seus clientes. Mark Curtis, global lead thought leadership, metaverse and sustainability da Accenture Song, refere que “estas novas dinâmicas de poder vão criar oportunidades para as empresas desenvolverem novas e modernas formas de se envolverem e construírem relações com os clientes”.
O relatório inclui as seguintes tendências e ações para as empresas terem em conta em 2023: “I will survive”, as pessoas estão a adaptar-se à instabilidade, “I’m a believer”, as pessoas procuram uma sensação de pertença a um lugar, “As it was”, todas as pessoas sentiram a perda das vantagens do escritório, como os encontros de ocasião e a possibilidade de ajudar e guiar as contratações mais recentes, “Ok, creativity”, a Inteligência Artificial tem sido utilizada pelas empresas e marcas ao serviço de e para as pessoas e “Signed, Sealed, Delivered”, o uso (ou uso indevido) dos dados pessoais necessita de uma completa transformação.