[weglot_switcher]

UTAD concede grau “Doutor Honoris Causa” a Miguel Cadilhe

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai distinguir o contributo do antigo ministro das Finanças na candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial.
16 Fevereiro 2017, 07h35

A UTAD vai conceder o grau “Doutor Honoris Causa” ao antigo ministro das Finanças pelo seu contributo na ” ideia e dinamização da candidatura do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial”.

A sessão evocativa terá lugar dia 24 de março nas instalações da universidade em Vila Real. Com ela a UTAD pretende dar relevo “a toda a dinâmica económica e cultural” que tem vindo a ser gerada na região. Assim o justifica em comunicado de imprensa: “Uma instituição virada para a região deve celebrar as pessoas e o seu percurso, promover o reconhecimento público e o mérito de todos os que marcaram a sua história, como é o caso de Miguel Cadilhe.”

Miguel José Ribeiro Cadilhe nasceu em Barcelos e estudou na Faculdade de Economia do Porto, onde também desempenhou atividade docente. Em 1973 ingressou no Banco Português do Atlântico como consultor financeiro, onde viria a dirigir o gabinete de estudos económicos. Exerceu diversos cargos governativos, enquanto secretário de Estado do Planeamento do VI Governo Constitucional (1980) e ministro das Finanças (1985).

Como presidente da Fundação Rei Afonso Henriques lançou a candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Teve diversas distinções, casos da Grã-Cruz da Ordem de Mérito de Portugal e da Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul do Brasil. Atualmente colabora com entidades ligadas à cultura, desempenha funções de consultoria financeira e é presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.