[weglot_switcher]

Vai de férias? Estas cinco dicas permitem-lhe poupar na energia

O mês de Agosto costuma ser de férias e, por isso, de maiores despesas. Ainda assim, há formas de baixar o consumo, reduzindo o valor a pagar ao final do mês.
2 Agosto 2022, 16h58

É sabido que o mês de agosto costuma ser particularmente caro para as famílias que fazem férias. Entre pagar estadias, viagens e refeições fora, as despesas são muitas. Por esse motivo, a Selectra traz cinco dicas para ajudar os consumidores a pouparem no consumo de energia.

Em comunicado, a especialista em tarifas de luz e gás lembra a importância de baixar o gasto de energia na habitação principal durante os dias de férias, baixando o valor da conta ao final do mês.

Conheça as cinco dicas divulgas pela Selectra:

  1. Não deixe os aparelhos em modo standby. Ao deixar o televisor ou o carregador do telemóvel neste modo, continua a gastar energia. Antes de sair para férias, opte por desligar da ficha os aparelhos que não precisem de ficar ligados.
  2. Se, ao sair de casa, não tiver no frigorifico alimentos que se possam estragar enquanto estiver fora, poderá fazer subir a temperatura do mesmo, poupando no gasto de energia.
  3. Se tem um termoacumulador elétrico ou um cilindro para aquecer a água, aproveite para desligá-lo antes de sair e poupe até 25% de energia.
  4. Quando estiver fora de casa, haverá aparelhos dos quais não vai necessitar mas que, ainda assim, poderão ficar a gastar energia. Opte por apagar (parcialmente) o seu quadro elétrico, de forma a deixar em funcionamento os aparelhos de que pode precisar, mas desligando por completo o seu microondas ou o ar condicionado, por exemplo.
  5. Procure a tarifa mais adequada para a sua casa de férias – muitas vezes o consumo tende a ser menor do que na habitação principal, pelo que a mesma tarifa poderá não ser a mais indicada. Para isso, pode consultar a Selectra, que vai avaliar qual será a melhor oferta para si, de entre as várias comercializadoras do mercado.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.