Vai mudar de operadora de telecomunicações? Saiba quem se responsabiliza por cancelar o contrato anterior

Se a decisão de mudança aconteceu à distância, por telefone ou em sua casa, o consumidor dispõe de 14 dias para se arrepender e cancelar o contrato. Caso tenha ido diretamente ao encontro da operadora, esta regra já não se aplica.  

Na maior parte dos casos, é a nova operadora que se compromete a apresentar o pedido de cancelamento do contrato anterior do consumidor, e fá-lo por uma questão de cortesia.  

Porém, é importante que o consumidor tenha presente que a responsabilidade pelo cancelamento do contrato e pelo cumprimento das obrigações associadas não deixa de ser sua e que, ao aceitar que o seu novo operador trate do cancelamento do seu contrato anterior, não está a transferir essa responsabilidade para aquela entidade.  

Diferente é a situação em que, se o novo operador não apresentar o pedido de cancelamento do contrato anterior ou se o apresentar tardiamente, o consumidor terá de pagar ao seu operador anterior as faturas emitidas até ao efetivo cancelamento do contrato.  

De todo o modo, o consumidor deve sempre confirmar se o pedido de cancelamento foi efetivamente apresentado à entidade correta.  

Alertamos também para a questão do período de fidelização. Para que não tenha de arcar com encargos, o consumidor deve conhecer bem o seu contrato antes de decidir mudar de operadora, não se esquecendo de simular e avaliar os custos.   

Se a decisão de mudança aconteceu à distância, por telefone ou em sua casa, o consumidor dispõe de 14 dias para se arrepender e cancelar o contrato. Caso tenha ido diretamente ao encontro da operadora, esta regra já não se aplica.  

Se tiver dúvidas, saiba que a DECO está disponível para ajudá-lo.  

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.

Recomendadas

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra. 

Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

O que é uma hipoteca e que cuidados deve ter?

A hipoteca pode ser uma solução para ver o seu crédito aprovado. Descubra se é vantajoso no seu caso e o que fazer, passo-a-passo.
Comentários