Vai passar o ‘reveillon’ fora de portas? Este é o seu guia de sobrevivência

Há quem festeje as metas que atingiu em 2019, há quem celebre a folha em branco que é 2020 e há quem comemore ambos. Seja qual for o caso, a derradeira noite do ano é para muitos sinónimo de festa fora de portas. Para desfrutar ao máximo e lidar com os possíveis imprevistos, prepare-se com antecedência. 

Faça lista das ementas

Deixe o carro em casa e utilize transportes públicos… 

As festas proliferam pelo país e se beber não conduza é um conselho básico, mas para levar a sério. Mesmo que o champanhe ou vinho não estejam no menu, numa das noites mais movimentadas do ano pode ser difícil encontrar estacionamento, pelo que opte por transportes públicos.

O metro do Porto, por exemplo, já anunciou que vai reforçar os serviços e funcionar 24 horas (excepto na linha violeta, que encerra à 01h00). A partir das 22 horas de 31 de Dezembro, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Laranja (F) operam com duas unidades e aumentam as frequências.

Já o metro de Lisboa ainda não divulgou os horários relativos à passagem de ano.

… ou em alternativa táxis ou veículos de plataformas eletrónicas 

Embora já se saiba que nesta altura do ano a procura será intensa, poderá sempre utilizar também táxis ou plataformas como a Uber, a Bolt ou a Kapten.

Não deverá chover, mas temperatura desce ligeiramente

A passagem de ano deverá ser livre de chuva, mas prepare os agasalhos se for festejar a meia noite na rua. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê no dia 31 para todo o continente céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade até meio da manhã. O vento em geral será fraco, sendo moderado (até 25 km/h) de nordeste nas terras altas das regiões Centro e Sul. Regista-se, no entanto, um acentuado arrefecimento noturno, em especial nas regiões do interior e deverá haver formação de geada nas regiões do interior do Norte e Centro, com pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

Em caso de imprevistos, saiba quais são as farmácias de serviço 

Para responder a excessos ou a qualquer imprevisto, saiba quais as farmácias de serviço mais próximas de si. Pode consultar a lista aqui.

Recomendadas

Saiba em que consiste a etiqueta energética e a sua importância na compra de equipamentos elétricos

A nova etiqueta energética já é uma realidade no nosso mercado. Os consumidores precisam de conhecer esta ferramenta, útil e intuitiva, para escolher os seus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.

Controlar despesas? Siga esta cinco estratégias

Organizar o orçamento familiar e analisar as despesas com maior peso mensal são dois passos essenciais para planificar a sua vida financeira. Conheça algumas estratégias e ferramentas para fazer frente à atual “avalanche” de aumento de preços e proteger a sua carteira.

Sabe se vai compensar mudar para o mercado regulado do gás? A Deco lança calculadora

Com esta calculadora, pode introduzir a quantidade de gás natural que habitualmente consome, consultando a última fatura, e indicar o número de dias a que essa fatura se refere. Basta depois copiar os dados da fatura para a calculadora e obtém, de imediato, o custo que teria em igual consumo e igual período de faturação no mercado regulado a partir de outubro.
Comentários