Vai passar o ‘reveillon’ fora de portas? Este é o seu guia de sobrevivência

Dos transportes, à meteorologia, passando pelas farmácias de serviço, leia aqui as sugestões do Jornal Económico para entrar no novo ano da melhor forma.

Faça lista das ementas

Encerrar um ciclo e começar outro. É este o sinónimo da passagem de ano para milhares de portugueses, mas para fazê-lo sem dramas – ou tentar minimizar imprevistos de última hora -, há algumas dicas a reter. O Jornal Económico reuniu alguns conselhos para entrar em 2019 com o pé direito.

Deixe o carro em casa e utilize transportes públicos… 

Se beber não conduza é um conselho clássico, mas na noite mais festiva do ano, mesmo que o champanhe não esteja no menu, evite utilizar o carro e utilize transportes públicos.

Na noite da passagem de ano os transportes públicos vão ter uma maior frequência, para que todos aqueles que desejam entrar o ano fora de casa, possam chegar aos locais de celebração sem terem a necessidade de perder tempo nas filas de trânsito.

O metro irá reforçar o serviço em Lisboa e no Porto e funcionar 24 horas. Em Lisboa, a Carris vai reforçar as as carreiras 201, 207 e 210 a partir do Cais do Sodré, Rossio e Santa Apolónia. Contudo, no início da manhã do dia 1 de janeiro existirá uma menor frequência de elétricos e autocarros. Situação mais complicada para quem vive na margem sul do Tejo, já que a Soflusa irá fazer greve nos dias 31 e 1 de dezembro.

… ou em alternativa táxis ou veículos de plataformas eletrónicas 

Em alternativa poderá também utilizar táxis, contudo a procura na última noite do ano costuma ser maior que a oferta, pelo que os tempos de espera se prevêem superiores ao normal. Outra opção passará por pedir um veículo através das plataformas uber, cabify ou chauffeur privé.

Evite o frio e reforce a roupa quente

A noite pode ser de animação, mas para desfrutar, ao máximo, reforce a roupa quente, porque vai fazer frio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que “a noite mais longa do ano” vai ser uma das mais frias, com períodos de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de chuva.

A temperatura mínima deve rondar os 7.ºC em Lisboa e Porto, enquanto as temperaturas máximas devem chegar aos 17.ºC no Porto e 15.ºC em Lisboa.

Em caso de imprevistos, saiba quais são as farmácias de serviço 

Porque a noite pode ser de excessos ou de imprevistos, saiba qual é a farmácia de serviço mais perto de si. Poderá conhecer a lista no site ou ao descarregar a aplicação.

Recomendadas

Milhares de pessoas correm em Caracas em ação promovida pela UE sobre violência contra as mulheres

A iniciativa, que conta com uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, proporcionou uma “festa” pelas ruas da capital da Venezuela, com o principal objetivo de sensibilizar a população para que não permita “nem um único ato de violência” contra as mulheres, explicou o chefe de missão da delegação da UE, Rafael Dochao Moreno, em declarações à agência Efe.

Prémio Manuel António da Mota distingue associação que apoia famílias vulneráveis

Criada em 2010, e com sede em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, na Guarda, a Reencontro desenvolve atividades nas áreas social, educativa e cultural junto de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

Reino Unido vai criminalizar incentivo à automutilação nas redes sociais

A ministra do Digital, Cultura e Media do Reino Unido, Michelle Donelan, afirmou que o projeto de lei será reforçado com essa ofensa para “garantir que esses atos vis desaparecem”.
Comentários