PremiumVai ser conhecida a acusação da Operação Lex?

O processo-crime Operação Lex, ainda em fase de inquérito, poderá vir a conhecer a acusação no próximo ano, revelaram ao JE fontes próximas ao processo

O processo-crime Operação Lex, ainda em fase de inquérito, poderá vir a conhecer a acusação no próximo ano, revelaram ao JE fontes próximas ao processo. O inquérito tem 14 arguidos e investiga suspeitas de corrupção/recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal. O juiz Rui Rangel é um dos principais arguidos, tendo no início de dezembro sido expulso da magistratura, depois do seu envolvimento na operação Lex ter levado, em novembro de 2018, à sua suspensão provisória de funções no Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), devido ao caso em que são investigadas as relações de Rui Rangel com empresários, incluindo do mundo futebol.

Segundo os primeiros indícios recolhidos pelos investigadores, Rui Rangel foi subornado para influenciar decisões em processos que não eram seus mas nem sequer contactava os colegas. O juiz é suspeito de ter recebido uma quantia de cerca de 400 mil euros. A juíza Fátima Galante, ex-mulher de Rangel é também arguida no processo Operação Lex, tendo-lhe sido aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura a pena de aposentação compulsiva devido a este processo que envolve, entre outros, o empresário de futebol José Veiga, presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares, e ainda João Rodrigues, advogado e ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

A operação teve origem numa certidão extraída da “Operação Rota do Atlântico”, que envolve José Veiga, e foi desencadeada a 30 de janeiro de 2018, levando, na altura a cinco detenções, entra as quais Rui Rangel que acabou por ficar com termo de identidade e residência e proibido de contactar os restantes arguidos do processo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários