[weglot_switcher]

Vai ter uma entrevista de trabalho? Saiba como causar boa impressão

Rever o CV ou pesquisar (bem) a empresa são duas das 10 dicas do grupo Adecco para ter uma entrevista de emprego de sucesso.
4 Outubro 2018, 11h10

Caso se tenha candidatado a um novo emprego e tenha sido chamado para uma entrevista – antes de mais: parabéns – tenha consciência de que as probabilidades de ser um de muitos candidatos à posição são grandes (e terá de se destacar para ficar com o cargo). A Adecco, grupo especialista em soluções de recursos humanos, partilha 10 dicas que podem fazer a diferença na ‘hora H’ e garantir que tenha uma entrevista de sucesso.

  • Reveja o seu CV

Antes de ir para a entrevista, reveja o currículo e leve-o consigo. Certifique-se de que vai bem preparado para falar sobre todos os aspetos da sua carreira, formação e interesses pessoais mencionados no documento. Dê destaque aos pontos que revelam ser relevantes para a vaga em questão.

  • Pesquise a empresa

Quanto mais souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Conheça a história da empresa, os principais concorrentes, o seu papel na comunidade, os objetivos e valores organizacionais. Esteja a par das noticias, caso a empresa em questão tenha sido mencionada nos media. Ter muita informação sobre o assunto irá melhorar a sua confiança, fornecendo-lhe perguntas e tópicos a discutir na altura.

  • Prove que trás valor para a empresa

Durante a entrevista realce o valor que pode trazer para a empresa. Use exemplos de ”S.T.A.R” (situação, tarefa, ação, resultado) para ilustrar as suas conquistas anteriores e explicar como a sua experiência pode beneficiar a organização.

  • Prepare respostas para perguntas baseadas em competências

Antecipe as possíveis perguntas que serão feitas com base nas suas competências. Algumas das perguntas mais comuns da entrevista incluem:

Dê-me um exemplo de quando teve de convencer as pessoas de que a sua ideia era a melhor.
Dê-me um exemplo de quando sentiu que estava fora de sua zona de conforto. Como lidou com isso?
Pode falar-me sobre alguns riscos que tenha tomado na sua vida pessoal ou profissional?
Dê-me um exemplo de quando teve de trabalhar sob uma grande pressão. Qual foi o resultado?
Como prioriza sua carga de trabalho?

  • Realce os seus pontos fortes

Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir insights genuínos sobre as aptidões inatas dos candidatos. Por norma, essas perguntas destinam-se a avaliar os seus atributos pessoais. Os entrevistadores querem descobrir certos comportamentos, como a sua capacidade de trabalhar com os outros ou de resolver problemas.

  • Faça perguntas

No final da entrevista, vão perguntar-lhe se tem alguma dúvida. Não hesite se tiver, pois é uma grande oportunidade para impressionar e descobrir mais sobre a empresa. Faça perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que fez o trabalho de casa e evite levantar questões que repitam o que foi abordado durante a entrevista. Bons tópicos incluem perguntar sobre a visão, os valores da empresa, as oportunidades de formação e desenvolvimento, ou até a história do entrevistador com a empresa.

  • Prepare-se para o inesperado

Não se surpreenda se o entrevistador lhe fizer alguma pergunta surpresa, pois geralmente é um bom reflexo da sua personalidade e da sua capacidade de pensar. Demore o seu tempo a responder a perguntas inesperadas. Se necessário, repita a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu, ganhando tempo para formular a sua resposta.

  • Cause uma boa primeira impressão

Quando se encontra com alguém presencialmente, mais de 90% de como é percepcionado tem como base informações não-verbais, como a sua aparência e a sua linguagem corporal. Geralmente, a impressão será formada nos primeiros segundos da entrevista. Vista algo apropriado e confortável para o trabalho ou organização. Mantenha a postura quando se sentar para a entrevista, mas incline-se um pouco para mostrar interesse na conversa. Mantenha o contacto visual de modo a criar um bom relacionamento com o entrevistador e evite cruzar os braços.

  • Pratique a sua entrevista e evite erros comuns

Pratique com alguém, ou em frente a um espelho, a sua entrevista de modo a evitar alguns erros básicos que podem determinar o resultado final. Quando se encontrar com o entrevistador, fique de pé e faça um bom contacto visual. Mantenha uma escuta ativa e certifique-se que o seu aperto de mão é firme e seguro. Evite jargões, gírias ou insinuações impróprias. O seu objetivo é vender-se, mas não deve ser agressivo.

  • Se não se preparar, prepare-se para falhar.

Pode parecer senso comum, mas precisa garantir que sabe:

Hora da entrevista;
Localização da entrevista e o caminho para chegar lá. Se possível tente chegar mais cedo para ter tempo de manobra ou visite o lugar mais cedo;
Nome e título da pessoa com quem se vai encontrar
Contacto telefónico.

Durante a entrevista, coloque o seu telemóvel em silencio ou modo voo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.