[weglot_switcher]

Vai viajar com as crianças? Conheça as regras de segurança

No dia mundial do trânsito e da cortesia estes são alguns dos conselhos da Prevenção Rodoviária Portuguesa, para viajar de forma mais segura com os seus filhos.
5 Maio 2018, 13h30

A segurança das crianças é fundamental e em viagens de carro adquire ainda mais relevância. No dia mundial do trânsito e da cortesia a Prevenção Rodoviária Portuguesa deixa alguns conselhos, para uma viagem mais segura com os seus filhos.

Se o seu filho tem menos de 3 anos não é aconselhável comer dentro do automóvel, já que poderá provocar-lhe enjoos, ou que se engasgue com os movimentos do veículo.

Se a criança estiver no banco de trás sem a presença de um adulto encoste o carro se tiver necessidade de prestar-lhe auxílio.

Assentos infantis colocados incorretamente no banco de trás são um dos principais fatores de lesões graves no caso de acidente. Certifique-se que o cinto de segurança passa pela zona correta.

O cinto de segurança é essencial para adultos e crianças. No caso de uma criança que pese menos de 25kg, se existir um acidente a 50km/h, esta será projectada para a frente com uma força de 1.200kg.

Num automóvel que não esteja equipado com cintos de segurança nos bancos de trás, é proibido o transporte de crianças com idade inferior a 3 anos.

O incumprimento de algumas destas normas é punível com uma coima que varia entre os 120 euros e os 600 euros, por cada criança transportada. O condutor do veículo fica proibido de conduzir, já que incorre numa contra ordenação grave.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.