Vai viajar no Natal? Há risco de ficar em terra nestas rotas aéreas

Porto-Lisboa, Lisboa-Londres, Lisboa-Porto e Madeira-Lisboa foram as rotas com mais passageiros afetados por cancelamentos, segundo a empresa AirHelp.

A TAP é a companhia aérea com o maior número de passageiros com voos cancelados no período natalício em Portugal. Segundo os dados recolhidos pela AirHelp, as probabilidades de ficar em terra na hora de embarcar no voo são maiores nas seguintes rotas: Porto-Lisboa, Lisboa-Londres, Lisboa-Porto e Madeira-Lisboa.

A empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos examinou as viagens áreas no país entre os dias 19 e 30 de dezembro de 2017 e 2018 e concluiu que o número de passageiros que viram o voo cancelado aumentou, de um ano para o outro, de 2.400 para 6.300. Em relação aos dias da semana mais complicados, verificou-se que foram as quintas e sexta-feirasa (sobretudo entre as 12h00 e as 15h59).

“Cerca de 6.300 passageiros em Portugal foram afetados por cancelamentos de voos durante o período de Natal de 2018 e, infelizmente, é bastante provável que milhares de viajantes voltem a enfrentar os mesmos problemas este ano”, refere Carolina Becker, gestora de Marketing da AirHelp no Brasil.

Porém, há boas notícias. Só no ano passado, mais de 7.800 passageiros ficaram elegíveis a receber compensações das companhias aéreas. Segundo a responsável da empresa, “é importante que os viajantes saibam que a legislação europeia os protege em caso de cancelamentos: se forem informados do cancelamento menos de 14 dias antes da partida originalmente programada, poderão ter direito a uma compensação de até 600 euros por pessoa”, conforme prevê o regulamento europeu EC 261.

As rotas de Natal mais problemáticas

Aeroporto de partidaAeroporto de chegadaNúmero de passageiros afetados por cancelamentos de voos *
Porto (Francisco Sá Carneiro)Lisboa (Humberto Delgado)720
Lisboa (Humberto Delgado)Londres (Gatwick)560
Lisboa (Humberto Delgado)Porto (Francisco Sá Carneiro)540
Madeira (Cristiano Ronaldo)Lisboa (Humberto Delgado)540
Porto (Francisco Sá Carneiro)Londres (Gatwick)430
Madeira (Cristiano Ronaldo)Porto (Francisco Sá Carneiro)370
Aeroporto de FaroLondres (Gatwick)340
Lisboa (Humberto Delgado)Madeira (Cristiano Ronaldo)320
Lisboa (Humberto Delgado)Toulouse (Toulouse-Blagnac)250
Madeira (Cristiano Ronaldo) Londres (Gatwick)220

*valores aproximados

Recomendadas

Gás natural. Preços sobem 3,9% no mercado regulado a partir de amanhã

Esta subida é válida para os mais de 220 mil clientes no mercado regulado.

Investimentos financeiros: 10 dicas para começar

Gostava de começar a investir, mas não sabe como? Aqui estão 10 dicas sobre investimentos financeiros para entrar neste mundo.

Verão terminou, mas é preciso continuar a poupar água. Conheça alguns truques

O Verão terminou e trouxe um Outono mais chuvoso depois de meses de seca severa em praticamente todo o território nacional. Mesmo assim, é preciso continuar a poupar água para evitar danos maiores no futuro. Conheça alguns truques com a Selectra, empresa especializada na gestão de faturas domésticas: Pense duas vezes antes de lavar uma […]
Comentários