[weglot_switcher]

Vai viajar para os EUA? Pode ser sujeito a “entrevistas de segurança”

São cinco as companhias aéreas que, a partir de quinta-feira, vão começar a fazer “entrevistas de segurança”. Pedido tem origem nas autoridades norte-americanas e visa passageiros que estejam a caminho dos EUA.
25 Outubro 2017, 17h02

Air France, Cathay Pacific, EgyptAir, Emirates e Lufthansa. Se tem viagem marcada para os EUA através de alguma destas companhias aéreas, que já confirmaram que irão adotar o procedimento, prepare-se para ser sujeito a “entrevistas de segurança”. Desta forma, as companhias aéreas vão adaptar-se desta forma às novas medidas de segurança impostas pelo Governo liderado por Donald Trump.

A título de exemplo, refira-se que a Air France vai fazer entrevistas de segurança no aeroporto de Orly, em Paris, já esta quinta-feira. A partir de 2 de novembro, a medida estende-se também ao aeroporto Charles de Gaulle.

Assim, esta “entrevista de segurança” feita pela Air France baseia-se num questionário que será entregue a todos os passageiros. Quanto à Emirates, esta companhia já garantiu que fará entrevistas de triagem antes dos balcões de check-in para passageiros que saiam do Dubai e nas portas de embarque para os passageiros em trânsito ou que usem vários voos para chegar aos EUA.

Lisa Farbstein, porta-voz da Agência Norte-Americana para a Segurança nos Transportes (ANST), disse hoje que as medidas incidirão sobre os cerca de 2.100 voos que chegam diariamente aos Estados Unidos.

Em comunicado, Farbstein precisou que as novas medidas de segurança “poderão incluir” o aumento de vigilância dos passageiros, mais inspeção de aparelhos eletrónicos que estes transportem e reforço do dispositivo de segurança dos aeroportos, frisando que tais medidas se aplicarão tanto a cidadãos norte-americanos como a estrangeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.