Vales MEGA para compra de manuais escolares gratuitos a partir de terça-feira

O Ministério da Educação anunciou, esta sexta-feira, que os vales para aquisição de manuais escolares gratuitos começam a ser disponibilizados na plataforma MEGA a partir de 2 de agosto. O ano letivo de 2022/2023 tem início entre 13 e 16 de setembro.

Os vales para aquisição de manuais escolares gratuitos começam a ser disponibilizados na plataforma MEGA a partir da próxima terça-feira, dia 2 de agosto, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Educação.

No próprio dia 2 começam a ser disponibilizados os manuais para os alunos do 1.º ciclo, 8.º ano e 11.º ano. Para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 12.º anos e de outras ofertas formativas a emissão de vales tem início a 9 de agosto.

“Estes vales ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma”, refere a tutela.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou descarregar a app “Edu Rede Escolar”. A partir da plataforma terão acesso aos vales para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

Para integrarem o programa MEGA, as livrarias têm igualmente de ser inscrever na plataforma, na área reservada para esse efeito.

O ano letivo de 2022/2023 tem início entre os dias 13 e 16 de setembro.

Segundo o Ministério da Educação, no ano letivo passado (2021/2022) foram emitidos 6,147 milhões de vales, dos quais 5,464 milhões foram resgatados. Até à data, foram reutilizados 2,3 milhões de manuais, o que corresponde a uma percentagem de cerca de 65% dos manuais a reutilizar.

A diferença entre o número de vales resgatados em 2021/2022 e o número de manuais em condições de serem reutilizados em 2022/2023 prende-se com o facto de no 1.º ciclo do ensino básico e nos anos de adoção não haver reutilização.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Mais de 200 queixas dirigidas ao Ministério da Educação desde o início do ano

Em causa estão problemas registados nas plataformas do Ministério da Educação – MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) e Portal das Matrículas.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 17 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários