Valor da comercialização de Vinho da Madeira cresceu 8,4% apesar da quantidade ter recuado 2,7%

A comercialização no mercado nacional atingiu os 583,4 mil litros e rendeu um valor aproximado a 5,3 milhões de euros, dos quais 463,9 mil litros e 4,1 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.

A comercialização de Vinho da Madeira rondou os 3,1 milhões de litros no ano de 2022, o que se traduziu em receitas de primeira venda que ascenderam aos 21 milhões de euros. Comparativamente a 2021, registaram-se quebras de 2,7% na quantidade, mas um aumento em valor de 8,4%.

Com efeito, o valor de comercialização de Vinho Madeira de 2022 é o mais alto de sempre, e, mesmo descontando a inflação, ou seja, anulando o efeito do crescimento de preços, está-se perante um máximo desde 2002.

Os dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) referem que o ano passado as vendas em território nacional apresentam uma evolução positiva face a 2021, quer nas quantidades, com um aumento de 35,4%, quer em valor, com um crescimento de 41,9%.

Assim, a comercialização no mercado nacional atingiu os 583,4 mil litros e rendeu um valor aproximado a 5,3 milhões de euros, dos quais 463,9 mil litros e 4,1 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.

As exportações para os países da União Europeia rondaram 1,5 milhões de litros, gerando uma valorização de 6,9 milhões de euros, o que representou variações homólogas de menos 6,7% em volume e de menos 1,9%, em valor. Por sua vez, as exportações para os Países Terceiros ficaram-se pelos 933,3 mil litros, produzindo uma receita de 8,8 milhões de euros, traduzindo diminuições de 11,9% na quantidade, mas um aumento de 2,3% em valor.

Nos países da União Europeia (UE), destaque para a ligeira quebra das vendas para o mercado francês, que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE, com variações de menos 3,1% e menos 2,4%, na quantidade e em valor, respetivamente. A mesma tendência verificou-se em outros dois importantes mercados, na Alemanha, com menos 13,2% e menos 12%, e na Bélgica, com menos 25,9% e menos 6,7%.

No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para o Japão, com um aumento de 20,8% nas quantidades e de 25,2% em valor, e pela negativa para o Reino Unido, com decréscimos de 31,6% e de 15,7%, pela mesma ordem. Com quebra de 15,6% na quantidade, mas aumento no valor de 11,3%, o mercado norte-americano, continua como o mais importante, em termos de valor comercializado.

Do total comercializado, 74,2% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,29 euros por litro (7,25 euros por litro no ano de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,72 euros por litro (mais 0,04 euros por litro que em período homólogo).

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