Valor dos trabalhos realizados por empresas de construção desce 5% na Madeira

O valor gerado por trabalhos de construção atingiu os 485,4 milhões de euros na Madeira.

O valor dos trabalhos gerados por empresas de construção atingiu os 485,4 milhões de euros, uma quebra de 5%, na Madeira, em 2020, indicam os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

Do valor total gerado pelas empresas de construção 57,4% diz respeito a obras de edifícios (278,7 milhões de euros), e 42,6% (206,7 milhões de euros) a obras de engenharia civil.

As obras de edifícios tiveram uma quebra de 14,8%, enquanto que as obras de engenharia civil apresentaram um crescimento de 10,5%.

“As construções novas foram as que mais contribuíram, peso de 49,3%, para a formação do valor global da atividade das empresas do setor da construção da região autónoma”, diz a DREM.

Os dados da DREM dizem que as empresas de construção com 20 e mais pessoas ao serviço foram responsáveis por 73,7% do total do valor dos trabalhos realizados, tendo gerado 357,5 milhões de euros, uma descida de 2,3% face ao ano anterior.

“Nesta categoria de empresas, os trabalhos realizados em obras de engenharia civil tiveram maior expressão do que as obras de edifícios, situação contrária à do ano anterior, sendo que as mesmas representavam no ano em referência cerca de 187,6 milhões de euros, mais 9,7% que no ano anterior”, diz a DREM.

Já as empresas com menor dimensão, que possuem menos de 20 pessoas ao serviço, geraram trabalhos no valor de 127,9 milhões de euros, menos 13,7% comparado com o ano anterior.

“A principal fatia proveio de trabalhos efetuados em edifícios (85,1% do valor total dos trabalhos efetuados por estas empresas), a maior parte dos quais (43,1%) relacionada com construções novas em edifícios”, diz a DREM.

Recomendadas

PremiumComo criar música com uma tela de pintura

A artista italiana Francesca Bringandí vive da sinestesia entre música e pintura. De 23 a 30 de outubro terá o seu trabalho exibido na Galeria Salita e, no dia da estreia, irá ainda produzir duas novas pinturas criadas ao som da música.

Madeira: Iniciativa Liberal acusa Miguel Albuquerque de tomar decisões que favorecem o “mundo mediático” sobre a realidade

O partido considera que esta é uma estratégia que não leva ao desenvolvimento nem à criação de riqueza e que o presidente do executivo madeirense “vive acobertado pelo imediato absoluto”.

PremiumSotheby’s espera crescer na casa dos dois dígitos na Madeira em 2023

Em 2023 a previsão é de um aumento no investimento no imobiliário na região. A empresa deve fechar 2022 com o melhor desempenho de sempre desde que está na Madeira.
Comentários