PremiumMadeira: Valor gerado pelo peixe espada preto sobe 40%

Quantidade de peixe pescado na Região aumentou 27%, enquanto o preço subiu 10%. Madeira não está abrangida por eventual proibição.

O valor gerado pela pesca do peixe espada preto subiu 40,3%, para os 5,8 milhões de euros (3,26 euros por quilo), até setembro, face aos 4,1 milhões de euros do período homólogo. Nesse mesmo período verifica-se uma subida de 27,2% na quantidade capturada para as 1.806 toneladas, face às 1.419 toneladas do ano anterior, e está bem perto do total de 2021 que ficou em 1.873 toneladas, confirma o secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha.

O governante salienta também que se verifica ainda um aumento médio de 30 cêntimos por quilo – o que representa uma subida de cerca de 10% -, o que contribui para o aumento do valor gerado pelas vendas do peixe espada preto.

“A estes dados, importa acrescentar que o stock de pescado armazenado nos entrepostos frigoríficos da região no início do ano, cerca de 540 toneladas, já foi praticamente todo comercializado”, salienta Teófilo Cunha, ao Económico Madeira.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 4 de novembro.

Recomendadas

PremiumEUA e zona euro vão ter uma “aterragem dura” na pista da recessão no próximo ano

A subida das taxas de juro para controlar a inflação vai ter forte impacto na economia em 2023. Alemanha afunda acima da média, com China a crescer acima do previsto.

PremiumVila Maior investe 140 milhões no Grande Porto

Grupo Construções Vila Maior aposta na Área Metropolitana do Porto para desenvolver os seus projetos residenciais, nomeadamente nos concelhos de Gaia, Matosinhos e Espinho, e de arrendamento industrial em Santa Maria da Feira.

PremiumPreço do petróleo caiu 45% desde máximo depois de invasão da Ucrânia

Apesar do embargo e do teto à Rússia, os preços do petróleo bateram mínimos anuais em três dias consecutivos esta semana.
Comentários