[weglot_switcher]

Valor médio de avaliação bancária na habitação aumenta em abril

As regiões autónomas e do Centro foram as únicas com contributo positivo para o acréscimo, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa a avaliação deslizou 0,1%, a primeira queda desde março de 2016.
29 Maio 2017, 12h17

O valor médio de avaliação bancária na habitação fixou-se nos 1.110 euros/m2 no mês passado, registando um aumento de 3 euros face a março (0,3%), revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta segunda-feira.

No âmbito da concessão de crédito à habitação, o valor médio passou de 1.107 euros/m2 em março para 1.110 euros/m2 em abril, uma subida que foi essencialmente influenciada pelo valor da avaliação bancária dos apartamentos.

“A nível regional, destacam-se as regiões autónomas da Madeira e dos Açores – ambas com 1,4% – e do Centro (0,7%), as únicas com contributo positivo para o acréscimo mensal observado para o total do país. De sinal contrário, evidenciaram-se as descidas verificadas na Área Metropolitana de Lisboa (-0,1%), a primeira desde março de 2016, e no Alentejo (-0,1%) e Algarve (-0,3%)”, aponta o relatório do organismo de estatística.

Quanto aos apartamentos, o montante médio de avaliação bancária situou-se em 1.161 euros/m2 , o que correspondeu a um aumento de sete euros por metro quadrado face ao mês anterior (variação de 0,6%). Neste parâmetro, o destaque vai para o Algarve, que registou o acréscimo mais expressivo, de 119 euros/m2, ou seja, mais 9,5%.

Em relação às moradias, o INE enfatiza a descida de dois euros em relação a março e os 1.024 euros/m2 apresentados em abril, o que em termos homólogos significa uma subida de 5,7% no valor médio das moradias.

O documento do INE refere ainda que os T3 e T4 registaram valores médios de avaliação de 996 euros/m2 e de 1.063 euros/m2 e que apenas o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação bancária superiores à média nacional no  mês passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.