[weglot_switcher]

Valorsul vai investir 55 milhões de euros até 2021

O plano de investimentos, que já começou a ser executado, vem, segundo a empresa, compensar a última meia década de contenção.
18 Abril 2018, 16h09

A Valorsul, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste, anunciou o investimento de 50 milhões de euros até 2021. O plano prevê a aquisição de 8.100 contentores para reciclagem, a instação de 1.500 novos locais de recolha seletiva, 28 viaturas para renovar e reforçar a recolha de recicláveis e a remodelação dos dois centros de triagem.

Está também prevista uma nova unidade para compostagem de resíduos verdes e a instalação de painéis solares em cinco unidades da empresa.

“A mobilização dos cidadãos é imprescindível para que estes investimentos resultem num expressivo aumento da reciclagem”, diz a empresa, em comunicado, anunciando que vai promover, nos próximos tempos, iniciativas diversas em escolas, lugares de comércio, eventos e junto das famílias.

Uma das formas inovadoras de incentivar e premiar os comportamentos de separação e reciclagem, é, segundo a empresa, a aplicação mobile Recycle BinGo, que dá prémios a quem visita regulamente o seu ecoponto. Em apenas um mês, contabiliza 5.000 utilizadores.

A atuação da Valorsul abrange os concelhos de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, num total de 1,6 milhões de pessoas.  A empresa produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.