[weglot_switcher]

“Vamos investir quatro milhões na expansão no Porto Santo”

Expansão da unidade do Porto Santo tem investimento de quatro milhões de euros, a que se junta aposta em polo de formação com cursos profissionais.
4 Setembro 2020, 13h26

O Vila Baleira & Resorts abriu uma nova unidade na Madeira, no Funchal, a 15 de julho. A ideia passa por criar sinergias com a unidade no Porto Santo. O grupo já sente melhorias depois do levantameto de algumas restrições impostas pela pandemia. Porto Santo já tem ocupações de 70%, enquanto a unidade no Funchal se tem situado nos 40%. O Vila Baleira & Resorts emprega 220 pessoas e a faturação ronda os 14 milhões de euros.

O grupo prevê expandir a unidade no Porto Santo, dotando-a de mais 26 suites e apostando na modernização da talassoterapia, a par de investimentos no turismo regional e no crescimento internacional através da marca. Em setembro arranca uma parceria com a Escola Profissional de Hotelaria da Madeira, no âmbito da qual o Porto Santo passa a ser um polo de formação com cursos profissionais de técnico de cozinha/pastelaria e de técnico de restaurante/bar.

O Vila Baleira & Resorts já tem uma unidade no Porto Santo e inaugurou outra no Funchal. O que vos levou a investir na Madeira?
Voltando às raízes do grupo do turismo, o investimento dá-se há 20 anos, porque o meu avô tem uma paixão grande por Porto Santo, e então decidiu investir no turismo no Porto Santo. Foi um pouco vanguardista nesse investimento. É preciso ter coragem para fazer um hotel de 312 quartos em Porto Santo há 20 anos.

O Porto Santo ainda está exposto à sazonalidade…
Se a Madeira é um destino insular, no Porto Santo sofremos muitas das vezes esta dupla insularidade. Fornecedores de compras que vêm do Continente para a Madeira e que depois têm de vir da Madeira para o Porto Santo. A maior parte dos nossos parceiros é esta a rede. Isso exige programação, organização, um planeamento muito maior, mas também é mais desafiante.

Daí ter nascido a génese do grupo no turismo, fruto da paixão do meu avô, comendador Fernando Pinto Teixeira. Decide investir no primeiro projeto turístico do grupo e abre o Vila Baleira Porto Santo, onde a talassoterapia continua a ser a maior da Europa em área coberta. Há 20 anos, foi um investimento não só vanguardista, como também um marco para a região.

É um investimento de referência em toda a ilha porque deu alguma sustentabilidade para conseguirmos manter a marca que somos hoje.

Esse passo que demos há 20 anos, de criar um hotel para famílias, um resort para turismo de saúde e bem-estar, fez com que hoje tenhamos uma marca sustentável nestes nichos de mercado, e depois fomos aprimorando com nichos de turismo de desporto, de golfe, todos eles comunicando entre si.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 4 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.