[weglot_switcher]

“Vamos lembrar-nos disso quando vierem bater à nossa porta”. EUA ameaça 128 países na ONU

Embaixadora dos EUA na ONU avisou os países antes da votação. Mesmo assim, 128 países votaram a favor para que os EUA recuassem na decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
21 Dezembro 2017, 18h03

Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU, proferiu, de acordo com a Bloomberg, estas palavras antes da votação mas mesmo assim, 128 países não hesitaram em votar a favor para que os EUA recuassem na decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

“Os EUA vão lembrar-se deste dia, o dia em que foram alvo de ataque na Assembleia Geral. Vamos lembrar-nos disso quando os países vierem bater à nossa porta, como fazem sempre, para pagarmos mais. Este voto vai ser lembrado”, ameaçou a embaixadora dos EUA na ONU.

Trump ameaçou cortar a ajuda financeira aos países que votassem a favor da proposta da ONU que vai pedir aos EUA que recuem na decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e para esse efeito, prometeu que iria ‘tomar nota’ desses países. Ora, soube-se esta tarde que 128 países votaram a favor dessa resolução da ONU.

O reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel foi declarado “nulo e sem efeito” por 128 países-membros da Assembleia-geral da ONU numa votação que decorreu hoje na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Os 128 países votaram a favor de uma resolução, sem caráter vinculativo, que foi proposta pelo Iémen e pela Turquia, em nome de um grupo de países árabes e da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), e que é contra o reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel.

Entre os 193 países-membros da Assembleia-geral, nove votaram contra a resolução e 35 optaram pela abstenção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.