[weglot_switcher]

Vasco Cordeiro vê política de coesão como vital para a União Europeia

O primeiro vice-presidente do Comité das Regiões considerou que a política de coesão “tem dado provas do seu valor acrescentado concreto para combater as desigualdades sociais, económicas e territoriais”.
10 Fevereiro 2022, 08h35

O primeiro vice-presidente do Comité das Regiões e membro da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou que a Política de Coesão é uma “política vital” para o presente e futuro da União Europeia.

A reação surge na sequência da apresentação de um relatório sobre a coesão por parte da comissária europeia responsável pela pasta Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Vasco Cordeiro considerou que a política de coesão “tem dado provas do seu valor acrescentado concreto para combater as desigualdades sociais, económicas e territoriais. Hoje, o seu papel é mais importante do que nunca. Apoia e dá poder a todas as regiões. É uma política que permite o investimento no terreno, promove o efeito de alavanca dos fundos públicos e privados e reúne todos os níveis de governação numa união de forças para garantir que nenhum povo e nenhum território fique para trás”.

O primeiro vice-presidente do Comité das Regiões referiu que a política de coesão é uma política do futuro, porque “realiza objetivos políticos essenciais mais vastos da União Europeia. Assegurará que as transições Verde e Digital sejam justas e adequadas. Esses são grandes desafios que as nossas regiões enfrentam atualmente, mas sem um reforço da Política de Coesão arriscamo-nos a fragmentar ainda mais a ação e o impacto positivo da União Europeia nas nossas regiões e cidades”.

Vasco Cordeiro referiu que o relatório sobre a coesão recorda bem a necessidade de “reforçar o papel das regiões” na construção do futuro da Europa e abre o debate sobre as “lições a tirar da recente crise e uma reflexão sobre os desafios futuros da Política de Coesão”.

O primeiro vice-presidente do Comité das Regiões salienta que a coesão “é a oportunidade para encontrar as melhores formas de reforçar a coesão como política, mas também como valor fundamental da União Europeia. O Comité Europeu das Regiões, com todos os seus parceiros, contribuirá ativamente para esse debate”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.