A sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) assessorou juridicamente a Avenue e um fundo gerido pela Aermont Capital na venda de dois projetos imobiliários – os edifícios Aura e Echo, no campus Exeo – ao banco BNP Paribas.
A operação, que ficou concluída a 13 de abril, envolveu a venda de duas sociedades e a celebração de um contrato de desenvolvimento para que o BNP Paribas possa instalar a sua nova sede em Lisboa.
Em causa está um total de 37 mil m2, além de 13 mil m2 de jardins abertos ao público. “A sede do BNP Paribas ficará localizada no Parque das Nações e terá capacidade de acolher cinco mil colaboradores em modelo de trabalho flexível, centralizando a maioria das entidades do grupo a operar em Portugal”, de acordo com a instituição bancária.
Os edifícios, por causa da sustentabilidade, terão um depósito de águas pluviais para irrigar os jardins e painéis fotovoltaicos que permitirão suprir o consumo de energia das áreas comuns, parques de estacionamento com carregadores elétricos e parque para bicicletas.
No âmbito desta transação, o escritório liderado por Paula Gomes Freire reuniu uma equipa de juristas das áreas de prática de Imobiliário, Corporate/M&A e Serviços Corporativos. O grupo foi constituída pelo sócio Pedro Pereira Coutinho e pelas associadas Lisa Ventura Lopes, Joana Silva Leal, Maria Leonor Piconez, Assunção Correia de Matos, Carolina França Barreira, Diana Leandro e Philippa Soares Franco.