Veja aqui a quarta conferência das “Conversas no Chiado”, sobre o “Investimento em Valor”

Fernando Alexandre, Pita Barros, Ricardo Pires Silva e Emília Vieira debatem o papel do investimento em valor na busca de soluções para a sustentabilidade dos sistemas de pensões.

A quarta conferência das “Conversas no Chiado” tem como tema o “Investimento em Valor”, debatido por um painel composto pela CEO da Casa de Investimentos, Emília Vieira; pelo professor universitário Fernando Alexandre; o também professor universitário Pedro Pita Barros; e, por fim, pelo diretor executivo da SAS, Ricardo Pires Silva.

A conversa é moderada pelo diretor do Jornal Económico, Filipe Alves.

Em debate está o papel que o investimento em valor pode desempenhar na busca de soluções para o problema da sustentabilidade dos sistemas de pensões, dados os desafios levantados pelo aumento da esperança média de vida, conjugado com um saldo demográfico deficitário.

A evolução da poupança em Portugal é também tema de debate.

 

Relacionadas

“Em Portugal, só 2% das pessoas vêem nas ações e nas obrigações um instrumento de poupança”, diz professor universitário

A taxa de poupança das famílias portuguesas está a baixo da média da Zona Euro e da União Europeia. Com uma população envelhecida, a taxa de poupança dos portugueses pode vir a sobrecarregar o sistema das reformas e das pensões, abrindo-se, assim, o debate sobre outros instrumentos que possam contribuir para o rendimento disponível dos portugueses que deixam a vida ativa.

Poupança: Famílias portuguesas têm cerca de 140 mil milhões de euros em depósitos a prazo

Fernando Alexandre, professor universitário e orador convidado da conferência “Conversas do Chiado”, alertou que apenas 5% dos portugueses investem em ações, enquanto mais de 60% da riqueza financeira são depósitos a prazo.

“Poupar é difícil e investir não é fácil de se fazer”, diz CEO da Casa de Investimentos

As famílias portuguesas não encaram o mercado de capitais como um instrumento de poupança. No entanto, desde que bem pensado e com uma perspetiva de longo-prazo, investir em ações pode consistir numa boa estratégia para quando chegar à idade da reforma. O tema esteve em debate na edição das “Conversas no Chiado”, conferência organizada pelo Jornal Económico.
Recomendadas

Que desafios se colocam à formação de executivos? Veja em direto a JE Talks

O Jornal Económico dinamiza esta quinta-feira a JE Talks: Formação de Executivos. Saiba como se têm adensado os desafios que as escolas de gestão enfrentam no contexto da formação de executivos. Saiba mais nesta JE Talks, transmitida em direto no site e nas redes sociais do JE.

Líderes europeus assinaram compromisso no Porto. Assista em direto

“O Eurobarómetro não deixa dúvidas sobre o que os europeus querem: nove em cada dez disseram que desejam uma Europa social. A preocupação dos cidadãos europeus não é os debates institucionais”, garante o primeiro-ministro, na cimeira da União Europeia que decorre em Portugal.

Já foram detetados 62 casos de coágulos na União Europeia. Assista à explicação da EMA

A Agência Europeia do Medicamento vai incluir a tromboembolia no quadro de efeitos secundários da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford. Ainda assim, garante que os casos são “muito raros” e os benefícios do fármaco superam os riscos.
Comentários