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Vendas de bens de grande consumo crescem 4,2% em 2017

No período homólogo tinham apresentado um crescimento de 2,3%. A categoria das bebidas foi a que mas cresceu (8,4%) seguida da categoria de higiene do lar (3,8%), alimentação (3,4%) e higiene pessoal (3,1%).
29 Janeiro 2018, 11h45

As vendas de bens de grande consumos – artigos de consumo doméstico mais vendidos – cresceram 4,2% no ano passado, face a 2016, com as marcas de fabricante (4,3%) a crescerem em paralelo com as marcas da distribuição (4,2%), segundo um estudo da consultora Nielsen, hoje divulgado.

A categoria das bebidas foi a que mas cresceu (8,4%) seguida da categoria de higiene do lar (3,8%), alimentação (3,4%) e higiene pessoal (3,1%). No setor da alimentação, os produtos de mercearia e congelados crescem 4%, demonstrando uma maior procura por produtos premium, saudáveis e de conveniência. De destacar também o crescimento de 2% da categoria dos lacticínios, que no período homólogo não registava crescimento. No que refere aos formatos de loja, os supers grandes foram o canal mais dinâmico, com um crescimento de 6,7% em relação ao período homólogo.

Em 2017, as marcas de fabricante cresceram 4,3% em paralelo com as marcas da distribuição, que cresceram 4,2%. Analisando as diversas categorias verificou-se uma tendência para um crescimento superior por parte das marcas da distribuição (10,8% e 7,9% no sector das bebidas; 3,5% e 3,3% na alimentação; 5,2% e 2,4% na higiene pessoal). A única categoria em que essa tendência não se verifica é no setor de higiene do lar, com um dinamismo de 4,7% das marcas de fabricante e 1,8% relativamente às marcas da distribuição, o que pode ser influenciado pela forte aposta em promoções por parte das marcas de fabricante.

Neste Natal, todas as categorias apresentam fortes crescimentos, contribuindo também para o crescimento deste ano. Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen refere que “este ano o Natal voltou a ser o período mais importante para as vendas do Retalho Alimentar, tendo até registado uma importância superior à dos anos anteriores”.
Analisando especificamente a semana do Natal, verificou-se um aumento de 8% (o dobro do crescimento verificado no ano anterior), tendo sido esta a semana com maior pico de vendas do ano.

 

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