Vendas de gás natural da Galp atingem máximo histórico

As vendas de gás natural da Galp Natural aumentaram 5% em 2014, para 7.472 milhões de metros cúbicos, o que representa um recorde da petrolífera nacional, anunciou hoje o presidente da empresa, Ferreira de Oliveira. Na apresentação dos resultados aos jornalistas, o presidente da Galp destacou que o principal mercado de gás natural está fora […]

As vendas de gás natural da Galp Natural aumentaram 5% em 2014, para 7.472 milhões de metros cúbicos, o que representa um recorde da petrolífera nacional, anunciou hoje o presidente da empresa, Ferreira de Oliveira.

Na apresentação dos resultados aos jornalistas, o presidente da Galp destacou que o principal mercado de gás natural está fora da Península Ibérica, tendo crescido 22% no último ano, representando 3.713 milhões de metros cúbicos.

Já o mercado português representou 3.206 milhões de metros cúbicos de gás em 2014, menos 9% do que no ano anterior.

Ferreira de Oliveira destacou que “os famosos contratos” da Galp no Norte de África, referindo-se aos contratos com a Nigéria e a Argélia, representam menos de 50% dos volumes de gás natural comercializado.

O Governo pretende aplicar um imposto sobre os contratos de aprovisionamento de gás natural de longo prazo em regime de ‘take-or-pay’ celebrados pela empresa.

O Conselho de Ministros aprovou a 29 de janeiro uma alteração ao regime da contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), que o Governo estima reduzir nos próximos três anos os preços do gás natural ao consumidor, entre 3% e 5%, já com efeitos a partir de abril deste ano.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Atividade na reabilitação urbana sobe 1,8%

Já a produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em fevereiro, estimou-se em nove meses. O volume da carteira de encomendas teve uma quebra de 0,1%.

Ana Jacinto admite que descida do IVA não vai ter impacto no preço final

Em entrevista à Antena1 e Jornal de Negócios, Ana Jacinto, secretária da AHRESP, comentou sobre as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças.

Cabaz alimentar com IVA a 0% vai abranger 30 a 40 produtos

Governo está a negociar com produção e distribuição este fim de semana o acordo em torno do IVA zero, medida que deverá abranger 30 a 40 produtos considerados essenciais.