Vendas internacionais da Sonae SR cresceram 22% em 2016

Empresa do grupo de Belmiro de Azevedo já detém mais de 250 lojas, repartidas por 32 países com a entrada em mais dez no ano passado.

A área de retalho especializado da Sonae reforçou a sua internacionalização durante o ano de 2016, através do crescimento das vendas, aumento do número de lojas e entrada em novos países.

Em particular, a unidade de Sports & Fashion registou um crescimento de 93% do volume de negócios no exterior, impulsionado especialmente pela integração da Salsa, marca de moda especialista em ‘denim’; e da Losan, marca espanhola de moda infantil.

“A expansão internacional originou um crescimento do parque de lojas da Sonae SR no exterior, que atingiu as 259 unidades no final de 2016, repartidas por 32 países da Europa, África, Ásia e América”, sublinha um comunicado da Sonae.

Este documento explica que ao longo do ano passado, registou-se a abertura bruta de 46 lojas fora de Portugal pelas várias marcas da Sonae SR, com destaque para o mercado espanhol onde foram abertas 13 lojas Sport Zone, 9 lojas Worten e 5 lojas Salsa.

“Entre os novos países com presença da Sonae SR estão Luxemburgo, Eslovénia, Chipre, Guatemala, Martinique, Cambodja, Bahrein, Koweit, Emirados Árabes Unidos e Angola”, adianta o referido comunicado.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma que “a internacionalização é central na estratégia de crescimento da Sonae SR, pelo que temos vindo a investir na expansão dos nossos negócios através de de parcerias, acordos de ‘franchising’ e ‘wholesale’.

“Nos últimos exercícios realizámos também a aquisição da Salsa e da Losan, que vieram reforçar as nossas competências e abrir novos mercados. O resultado desta estratégia está a dar frutos, já que em 2016 a divisão Sports & Fashion quase duplicou a sua atividade internacional”, assegurou o mesmo responsável.

Em 2016, a Sonae SR registou um volume de negócios de 1.439 milhões de euros, crescendo 11,2% face ao ano anterior.

Por seu turno, a Worten aumentou as suas vendas em 2,1% e a Sonae Sports & Fashion cresceu 31,3% para 529 milhões de euros.

A Sonae Sports & Fashion integra as insígnias Sport Zone (desporto), MO (moda), Zippy (moda infantil), Losan (moda canal multimarca) e Salsa (moda ‘denim’), bem como as marcas BERG Outdoor (‘outdoor lifestyle’) e a Deeply (‘surfwear lifestyle’).

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