[weglot_switcher]

Vendas no comércio a retalho caíram 0,7% em outubro

O volume de negócios registado, decomposto por produtos alimentares e não-alimentares, mostra que a primeira componente apresentou um aumento de 3,3%, enquanto a segunda diminuiu 3,9%.
  • Flickr
27 Novembro 2020, 11h26

O índice de volume de negócios no comércio a retalho recuou 0,7% em outubro em termos homólogos, situando-se em -2,7%, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 27 de novembro. Este valor compara com o aumento de 0,5% no mês de setembro, apresentando então uma quebra de 1,2 pontos percentuais face à taxa observada no mês anterior a outubro.

O volume de negócios registado, decomposto por produtos alimentares e não-alimentares, mostra que a primeira componente apresentou um aumento de 3,3%, “acelerando 1,6 pontos percentuais face ao mês anterior”, enquanto a segunda diminuiu 3,9%, registando então um agravamento da atividade.

De acordo com o INE, “a variação em cadeia do índice agregado situou-se em 1,5% (2,1% em setembro)”, sendo que “os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares passaram de variações de 2,5% e 1,8%, em setembro, para 3,2% e 0,2%, respetivamente, em outubro”.

Já os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas variaram, em termos homólogos, -3,2%, -1,9% e -5,2% (no mês anterior haviam variado -3,7% e 1,4% e -4,2% em setembro, pela mesma ordem).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.