[weglot_switcher]

Venezuela: Criminalidade violenta aumenta com crise económica

Em janeiro, o número de pessoas assassinadas em crimes violentos foi de quase 2.500, o que equivale a uma média de 80 mortes por dia. A Venezuela é o segundo país mais violento do mundo, apenas ultrapassado pelo El Salvador.
  • Miraflores Palace/Handout via REUTERS
8 Fevereiro 2017, 13h24

Quase 2.500 pessoas foram assassinadas só no mês de janeiro na Venezuela, de acordo com dados revelados esta terça-feira pelo Observatório Venezuelano de Violência, o que se traduz numa média de 80 mortes violentas por dia. A braços com uma crise económica sem precedentes, as estatíticas apontam para que a escalada de violência possa vir a agravar-se se o regime de Nicólas Maduro não tomar medidas urgentes.

Segundo o presidente do Observatório Venezuelano de Violência (OVV), Roberto Briceño León, a média de mortes violentas por dia aumentou de forma preocupante, de 78 para 80, em relação ao ano passado e salienta que os dados divulgados não incluem “as mortes naturais, as causadas por acidentes, nem suicídios”.

Porém, os dados oficiais são desconhecidos e a organização teme que possam vir a ser superiores aos indicados. “Contamos já 12 anos de censura oficial sobre os números da violência. Os últimos dados completos são relativos a 2003, desde então não foram conhecidos novos números, com a exceção de alguns dados pontuais”, conta Roberto Briceño León.

Segundo o relatório anual de 2016 da OVV, o crime tem vindo a tornar-se mais violento no país à medida que a taxa de hiperinflação do país avança a um ritmo vertiginoso. Ao aumento dos preços vem somar-se a escassez de alimentos e medicamentos, que nos últimos meses tem levado à proliferação dos chamados “crimes por fome”. Os grupos de crime organizados têm também vindo a crescer em número e em sofisticação. O narcotráfico e violações de direitos humanos tem aumentado e, dada a falta de autoridade da polícia, nas ruas respira-se o sentimento de insegurança.

O OVV insiste na necessidade de o Estado tomar medidas urgentes para travar a criminalidade violenta. A Venezuela é o segundo país mais violento do mundo, apenas ultrapassado pelo El Salvador.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.