[weglot_switcher]

Dez dicas para poupar em tempo de férias

Com a ajuda da ‘Selectra’, ajudamos a planear o seu orçamento para que consiga aproveitar o melhor desta estação sem ter de gastar muito dinheiro, recorrendo a dez dicas que vão desde a utilização do esquentador à forma como deixa os seus aparelhos eletrónicos antes de ir de férias.
24 Junho 2022, 10h50

Independentemente de escolher fazer férias em Portugal ou no estrangeiro, é certo que este período de descanso e os passeios implicam gastos extra.

Com a ajuda da ‘Selectra‘, ajudamos a planear o seu orçamento para que consiga aproveitar o melhor desta estação sem ter de gastar muito dinheiro, recorrendo a dez dicas que vão desde a utilização do esquentador à forma como deixa os seus aparelhos eletrónicos antes de ir de férias.

Utilize o ar condicionado de forma eficiente

Numa altura em que o calor não parece dar tréguas, o ar condicionado torna-se num dos nossos melhores amigos. No entanto, ele pode rapidamente transformar-se também num grande pesadelo,
caso se reflita numa fatura da luz elevada. Por isso, e se quer evitar esse cenário, o melhor é garantir que os filtros do aparelho estão em boas condições e que a temperatura de refrigeração escolhida ronda sempre os 24ºC e os 26ºC.

Diminua a temperatura da água do esquentador

No Verão, a maioria das pessoas tende a preferir tomar duches mais frios, o que significa que não vão aproveitar a água quente gerada pelo esquentador. Se também faz parte deste grupo, o que deve fazer para evitar que este aparelho consuma tanta energia, é regular então a sua temperatura máxima para valores mais baixos.

Pense duas vezes antes de lavar uma peça de roupa

Será que a camisola que ia meter na máquina está mesmo suja ou apenas precisa de arejar um pouco? Se não apresentar nódoas ou sinais visíveis de sujidade, o mais provável é que só precise de apanhar ar e por isso o mais sensato a fazer é mesmo pendurá-la num cabide junto à janela. Desta forma, poupa não só energia como também evita as lavagens em excesso que acabam por danificar as peças ao longo do tempo.

Aproveite a iluminação natural, mas com cautela

Durante esta estação os dias são maiores, o que quer dizer que pode aproveitar a luz solar por mais tempo e ligar as luzes de casa mais tarde. Ainda assim, é importante que tenha cuidado com a exposição solar em demasia, uma vez que pode interferir com o clima fresco da habitação, por isso o melhor a fazer será manter as persianas fechadas, durante as horas de maior calor.

Regue o jardim utilizando um sistema eficiente e durante as horas de menor calor

Ao utilizar sistemas de rega automática poupa não só tempo como dinheiro! Isto porque, estes aparelhos estimam a quantidade de água que é precisa para cada planta, e conseguem através desta estratégia poupar até 25% de água comparado ao que iria gastar através da rega manual. Deve ainda programar a rega para o final da tarde ou de madrugada, porque se optar pelas horas de maior calor, grande parte da água irá acabar por se evaporar.

Troque o carro por um meio de transporte mais “veranil”

Uma das melhores coisas do verão são os momentos que passamos ao ar livre, certo? Por isso, porque não fazer da viagem casa-trabalho também um hábito mais divertido? Durante estes meses esqueça o carro e utilize a bicicleta ou trotinete para se deslocar no início e fim do dia. As suas finanças agradecem e a sua saúde também!

Defina um orçamento para os dias de férias

Finalmente chegou a altura pela que tanto ansiou? Ótimo! Não há nada melhor do que umas férias para ganhar forças para o resto do ano! Contudo, isto não significa que deva gastar tudo o que poupou ao longo destes meses e por isso o primeiro passo antes de fazer qualquer plano, é mesmo definir um orçamento realista e de acordo com as suas possibilidades. Só depois é que deve começar a pensar nas opções que tem à sua disposição.

Desfrute de atividades gratuitas e ao ar livre

Agora que o tempo está mais convidativo, há imensas atividades que pode realizar ao ar livre. Dar um passeio, fazer um piquenique em família, acampar no jardim ou fazer exercício físico, são alguns dos programas a que se pode dedicar durante estes meses e que não envolvem qualquer tipo de custo.

Durante as viagens, mantenha um ritmo de condução suave

Nas viagens, uma das regras de poupança essenciais que deve pôr em prática, é conduzir a uma velocidade moderada e constante. Isto porque, ao evitar acelerações bruscas e levantar o pé do acelerador invés de utilizar o pedal do travão para diminuir de velocidade, irá conseguir poupar cerca de 12% de combustível.

Antes de ir de férias, desligue o modo standby de todos os aparelhos que tem em casa

Por fim, e antes de partir para uns dias de aventura ou de descontração, não se esqueça de desligar todos os equipamentos elétricos das tomadas! Desta forma, consegue não só poupar energia como também evitar potenciais acidentes com a corrente elétrica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.