[weglot_switcher]

Verbas para combater incêndios caíram 9% com Governo de Costa

Orçamento do Estado para este ano prevê novos quartéis de bombeiros, mais viaturas e reparação de dois dos helicópteros pesados de combate aos fogos.
  • As campanhas eleitorais são cansativas. Que o diga António Costa, que teve que redefinir a agenda devido a “dores musculares nas costas”.
21 Junho 2017, 07h05

A dotação do Ministério da Administração Interna para protecção civil e luta contra incêndios caiu cerca de 9% nos dois orçamentos do Estado da responsabilidade do Governo de António Costa, face à média anual do anterior Governo PSD/CDS.

No OE2017, o Governo inscreveu uma verba de 211 milhões de euros para esta rubrica e no anterior a verba tinha ficado em 208 milhões de euros. Na legislatura anterior, o Governo de Passos gastou em média 231 milhões de euros por ano com protecção civil e combate a incêndios, pelo que há uma queda em torno de 9% com a mudança de Executivo.

 

De acordo com o OE2017, Governo comprometia-se este ano continuar a investir no fortalecimento do sistema de proteção civil. “A construção, remodelação e ampliação de quartéis de bombeiros e a aquisição de mais viaturas e meios operacionais serão uma realidade”, apontava o documento.

O Governo indicava que o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR e a Força Especial de Bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) seriam reequipados. “A frota de meios aéreos sob a responsabilidade da ANPC será reposta com a reparação de dois dos helicópteros pesados”, acrescentava o documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.