[weglot_switcher]

Vereadora do Funchal destaca em Lisboa a qualidade do “panorama criativo madeirense”

As Galerias Municipais de Lisboa (EGEAC) em parceria com a PORTA33, convidaram um Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA-FCSH para organizar uma mostra artística que abordasse as ramificações da alteridade na paisagem.
2 Setembro 2021, 15h19

A Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, assistiu ao encerramento da exposição coletiva que teve como intuito explorar as especificidades do panorama criativo madeirense, intitulada “Na Margem da Paisagem Vem o Mundo”, que decorreu de 30 de junho a 31 de agosto em Lisboa, onde destacou o “panorama criativo madeirense”

As Galerias Municipais de Lisboa (EGEAC) em parceria com a PORTA33, convidaram um Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA-FCSH para organizar uma mostra artística que abordasse as ramificações da alteridade na paisagem.

Madalena Nunes referiu que este projeto foi apoiado pela Câmara Municipal do Funchal e que vai ter continuidade em outubro, desta feita na capital madeirense.

“É muito profícua esta ligação entre a EGEAC e a PORTA33 com o universo académico de excelência como é a NOVA-FCSH. Foi com muita honra que acompanhei o encerramento deste projeto apoiado pela Autarquia que reflete a essência de quem vive numa ilha”, afirmou a autarca.

“Esta é apenas mais uma prova da qualidade do panorama criativo madeirense. Os nossos artistas puderam expressar e dar a conhecer o seu talento a nível nacional. Este ‘intercâmbio’ cultural é, sem dúvida, muito enriquecedor”, acrescentou a Vereadora da Cultura.

O conjunto de trabalhos apresentados referenciam a ideia de uma ilha, enquanto geografia ficcionada, onde se especulam relações, constroem-se novos tempos e memórias, e se desafiam novas narrativas estéticas que sugerem outras interpretações dos lugares e das suas histórias.

Nesta exposição participaram os artistas Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova e Vítor Magalhães.

A sessão de encerramento contou ainda com a exibição do filme “Porta” de Francisco Janes, produzido pela PORTA33. A película é uma curta metragem experimental que segue sons e visões de um breve encontro no tempo com pessoas da PORTA33 no seio da sua atividade artística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.