[weglot_switcher]

‘Versículos satânicos’ de Salman Rushdie salta para o topo das listas de best-sellers da Amazon

O livro alcançou o número um na lista de ficção literária de sátira da Amazon e na lista de literatura britânica e irlandesa contemporânea.
16 Agosto 2022, 09h36

Dias depois de sofrer ferimentos devido a um esfaqueamento em Nova Iorque, “Os versículos satânicos”, do autor Salman Rushdie, liderou várias listas de best-sellers da Amazon.

O livro alcançou o nº 1 na lista de ficção literária de sátira da Amazon e na lista de literatura britânica e irlandesa contemporânea. A versão em espanhol do romance também liderou enquanto Best Sellers em Literatura e Ficção em espanhol. Um contraste com a última sexta-feira, quando os livros de Rushdie nem chegaram ao top 100, antes do ataque.

A par com as restantes conquistas,  o livro também alcançou o 27º lugar na lista geral de mais vendidos da Amazon, onde anteriormente também não tinha chegado ao top 100 na semana passada. Outros livros de Salman Rushdie como “Midnight’s Children” e “Joseph Anton: A Memoir” também lideraram a lista de mais vendidos nas seções Asia Myth & Legend e Religious Intolerance , respetivamente.

Durante mais de 30 anos Rushdie lidou ameaças de morte e uma recompensa de 3 milhões de dólares pela sua morte por ter escrito “Os versos satânicos”. O ex-líder supremo do Irão, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa a pedir a morte de Rushdie após a publicação de “Os versículos satânicos”, em 1988.

Depois do ataque o seu agente Andrew Wylie disse que o autor pode perder um olho além de também ter danificado o fígado e cortou nervos num braço. Desde então, o romancista já não se encontra ligado a um ventilador e o seu estado de saúde está a evoluir de forma favorável.

A polícia não confirmou o motivo do indivíduo que está preso após o ataque a Rushdie.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.