[weglot_switcher]

Vespa mais antiga do mundo em leilão

A “Número 3”, a mais antiga Vespa pertencente à icónica série zero da Piaggio, está em leilão online na Catawiki até dia 28 de março.
22 Março 2017, 13h15

Imortalizada em filmes de culto como “Férias em Roma”, com Audrey Hepburn e Gregory Peck, a Vespa tornou-se um ícone do Made in Italy e conquistou milhões de pessoas em todo o mundo. A “Número 3”, um dos primeiros exemplares criados e atualmente a mais antiga existente, encontra-se até dia 28 de março em leilão na plataforma de leilões Catawiki.

Pertencente à série zero da Piaggio, e com o número de chassis 1003 (a numeração inicia-se no 1001), a moto agora em leilão é a mais antiga desta série, criada em 1946 num total de 60 exemplares, produzidos de forma manual, dos quais apenas três unidades ficaram intactas.

“Contar com este lote icónico na Catawiki é mais uma prova da credibilidade da nossa plataforma, não só em Itália, de onde a peça tem origem, mas também nos restantes países onde estamos presentes”, refere Alejandro Sánchez, diretor geral da Catawiki em Portugal. “A Vespa é um símbolo italiano em todo o mundo e o facto de o atual proprietário querer leiloar connosco o exemplar mais antigo existente, é um motivo de grande orgulho para toda a nossa equipa”, diz ainda o mesmo responsável.

Recorde-se que a história da Vespa remonta aos anos do pós-guerra, quando Enrico Piaggio, diretor da empresa que na altura era especializada na produção de comboios e aviões, pediu a um dos seus engenheiros, Renzo Spolti, que produzisse uma nova motocicleta que pudesse ser utilizada por todos, como símbolo do renascimento da guerra. O resultado deste pedido deu origem à MP5 (motocicleta Piaggio #5), conhecida como o “Pato Donald”, e percursora da Vespa moderna, que contou com a produção de 100 cópias. No entanto, o projeto não convenceu Enrico Piaggio por completo. Assim, coube ao engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio o papel de substituir Spolti, acabando ele por ganhar o título de “pai da Vespa”. O caráter crítico de D’Ascanio foi fundamental para a criação do objeto que se tornou um símbolo italiano em todo o mundo.

Para consultar o leilão, visite http://catawiki.pt/vespaseriezero.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.