Viagem imersiva pelos “Mistérios do Egito” vai ser apresentada em antestreia no Porto

“Misterioso Egito” parte das icónicas furnas da Alfândega para transformar visitantes de todas as idades em verdadeiros exploradores. Através de um percurso interativo e imersivo, será possível mergulhar diretamente nos episódios mais marcantes da civilização egípcia, ao longo de mais de 3 mil anos de história.

No próximo dia 16 de novembro, pelas 19h, terá lugar a inauguração oficial da exposição imersiva “Misterioso Egito”, na Immersivus Gallery, situada na Alfândega do Porto.

O evento, que assinala a estreia da experiência multissensorial na cidade do Porto, constitui um momento de celebração da história e da cultura egípcias, e contará com a presença de António Gouveia Santos, Diretor Executivo da Alfândega do Porto, e Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery.

“Misterioso Egito” parte das icónicas furnas da Alfândega para transformar visitantes de todas as idades em verdadeiros exploradores. Através de um percurso interativo e imersivo, será possível mergulhar diretamente nos episódios mais marcantes da civilização egípcia, ao longo de mais de 3 mil anos de história.

A descoberta do tesouro de Tutankhamon, o enigma da inscrição da Pedra de Roseta, a construção das Pirâmides de Gizé, as pinturas, os templos ou os míticos faraós são alguns dos elementos e momentos a descobrir, com todos os sentidos, ao longo desta viagem.

A abertura ao público do espetáculo multimédia, da autoria do ateliê criativo OCUBO, será no dia 17 de novembro, a partir das 11h.

A Immersivus Gallery, um projeto do multipremiado ateliê criativo OCUBO, é a primeira galeria de experiências artísticas imersivas em Portugal e um ponto de referência artístico nacional. Neste espaço são desenvolvidas diversas experiências imersivas, com diferentes temas e artistas, nacionais e internacionais, que através da união de tecnologia e arte dão aos visitantes a oportunidade de experienciar a cultura de uma forma inovadora.

A Immersivus Gallery Porto foi recentemente distinguida como “Melhor Museu” em Portugal pelos Remarkable Venue Awards. Após o sucesso da Immersivus Gallery no Porto, surgiu a  vontade de criar um espaço dedicado a experiências imersivas em Lisboa, com o objetivo de diversificar a oferta cultural da capital. Nasce assim a Immersivus Gallery Lisboa, no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras.

Os espetáculos Immersivus estão agora disponíveis em www.portugalagenda.com, a plataforma que reúne os mais inovadores espetáculos culturais a nível nacional.

Recomendadas

“Annie Ernaux, os anos super 8”: juntar o íntimo ao social e à História

O público português pode marcar encontro com a escritora francesa Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022. No grande ecrã, estreia um documentário que é também um retrato social, a 15 de dezembro, e nas livras irá encontrar a reedição de uma obra sua esgotada há 20 anos.

António Costa e a maldição do sete. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

Didier Fiúza Faustino: 30 anos a questionar

Os projetos do “artista-arquiteto” franco-português, como o próprio se define, são marcados pelo questionamento do papel político da criação e da nossa posição enquanto sujeitos e cidadãos. O MAAT, em Lisboa, dedica-lhe uma retrospetiva que Faustino vê mais como um exercício prospetivo.
Comentários