[weglot_switcher]

Vice-presidente norte-americano assegura que os EUA vão continuar a cooperar com a União Europeia

Mike Pence diz ainda que é necessária uma cooperação transatlântica no combate ao terrorismo. “Temos de ser fortes e temos de ser unidos para enfrentar as ameaças à segurança e estabilidade da Europa”.
  • Francois Lenoir/REUTERS
20 Fevereiro 2017, 14h07

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, garantiu esta segunda-feira que a nova administração da Casa Branca vai prosseguir a cooperação e parceria com a União Europeia. De visita a Bruxelas, Mike Pence recordou alguns dos ataques terroristas de que a Europa foi alvo nos últimos anos e apelou a uma maior cooperação transatlântica para intensificar a luta contra a ameaça terrorista do radicalismo islâmico.

“Independentemente das nossas diferenças, os nossos dois continentes partilham a mesma herança, os mesmos valores, e acima de tudo, o mesmo objetivo: promover a paz e a prosperidade através da liberdade, da democracia e respeito pelo Estado de Direito, e nesses objetivos continuaremos comprometidos”, afirmou Mike Pence, numa declaração à imprensa após o encontro com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Mike Pence assegura aos líderes europeus que é intenção do presidente norte-americano, Donald Trump, “aprofundar a parceria política e económica” e continuar o “forte compromisso” com as instituições europeias.

O vice-presidente norte-americano destacou ainda a necessidade de cooperação entre os dois continentes no combate ao terrorismo, tendo em conta os ataques terroristas perpetrados pelo fundamentalismo islâmico no Velho Continente.

“É pungente pensar que há um ano, aqui em Bruxelas, no coração da Europa, três ataques suicidas horrendos tiveram lugar (em março de 2016), matando 33 vítimas inocentes, incluindo quatro norte-americanos, e provocando centenas de feridos”, declarou. “Temos de ser fortes e temos de ser unidos para enfrentar as ameaças à segurança e estabilidade da Europa”.

Numa vista rodeada de grandes medidas de segurança, Mike Pence visitou esta manhã a representante da diplomacia europeia, Federica Mogherini, presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Mike Pence tem ainda encontro marcado com Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO.

A visita está a ser acompanhada por várias manifestações em Bruxelas contra a nova administração de Donald Trump.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.