[weglot_switcher]

Vídeo de Centeno sobre a Grécia criticado por PS, BE e PSD. E por Varoufakis

As palavras de Mário Centeno sobre o fim do programa de resgate financeiro à Grécia não foram bem recebidas, desde logo, por Yanis Varoufakis, antigo responsável pela pasta grega das Finanças. mas também por elementos do PS, do BE e do PSD.
  • Cristina Bernardo
20 Agosto 2018, 17h27

A Grécia oficializou esta segunda-feira o fim do programa de resgate financeiro ao país, uma data que está a ser assinalada pelas instituições europeias. Um dos governantes a aplaudir o término dos programas de assistência a Atenas foi o presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças português, que enfatizou o “dia especial para a Grécia” e recordou o “trajeto longo e sinuoso” que Atenas percorreu.

“Mas isso agora é História. Hoje, o crescimento económico melhorou, estão a ser criados novos postos de trabalho, regista-se um excedente orçamental e comercial, e a economia foi reformada e modernizada (…). Estes benefícios ainda não são sentidos em todos os quadrantes da população”, afirmou o governante. No entanto, as palavras de Mário Centeno não foram bem recebidas, desde logo, por Yanis Varoufakis, antigo responsável pela pasta grega das Finanças. Pouco depois, vários políticos portugueses mostraram o seu desagrado, dando a entender que o líder do Eurogrupo deu mostras de ter “memória curta”.

“A Comissão Europeia a acrescentar insulto à miséria insuportável da Grécia com um vídeo da estética/imoralidade da máquina de propaganda norte-coreana”, escreveu o ex-ministro da Grécia, numa resposta ao vídeo publicado por Bruxelas de alusão ao fim do resgate.

O deputado socialista João Galamba foi um dos primeiros a reagir no Twitter, dizendo que se tratava de “um vídeo lamentável, que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias”.

José Gusmão, do Bloco de Esquerda, caracterizou a publicação da Comissão Europeia de “um vídeo ridículo para quem tem alguma noção do que aconteceu na Grécia, insultuoso para os gregos e esclarecedor para os portugueses”. “Ainda alguém tem dúvidas sobre se o governo ganhou um representante no Eurogrupo ou vice-versa?”, perguntou aos seus seguidores.

Já o deputado social-democrata Miguel Morgado disse que Mário Centeno tinha “duas faces”. “Passou três anos a apoucar a saída limpa portuguesa de 2014 – conseguida contra todos os esforços contrários do PS – e agora desfaz-se em palavras doces para um país que sai devorado por problemas após oito anos de bailout. Há mínimos. Ou deveria haver…”, escreveu, na mesma rede social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.