[weglot_switcher]

Ex-primeiro-ministro francês agredido à estalada durante campanha eleitoral

Agressão ocorreu durante uma deslocação à região da Bretanha, no noroeste do país. “Encontramos sempre gente que quer travar a democracia”, argumenta Manuel Valls.
18 Janeiro 2017, 10h32

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi esta terça-feira agredido com uma estalada por um jovem, durante uma deslocação à região da Bretanha, no noroeste do país. Até agora, são ainda desconhecidos os motivos da agressão.

O momento registado em vídeo mostra Manuel Valls a sair da sede autárquica de Lamballe com os restantes membros da sua comitiva. Depois de cumprimentar alguns cidadãos na rua, o ex-primeiro-ministro chega junto de um jovem que o cumprimenta e que lhe dá em seguida uma estalada na cara. O agressor foi logo imobilizado no chão por seguranças de Manuel Valls.

Segundo o jornal francês ‘Le Monde’, o agressor terá exclamado “aqui é Bretanha”. Em declarações ao diário, Manuel Valls diz que o que se passou “foi grave” e que “encontramos sempre gente que quer travar a democracia”.

Esta não foi a primeira vez que o ex-primeiro-ministro é agredido durante a campanha eleitoral. A 22 de dezembro, Manuel Valls foi atingido com um saco de farinha, em Estrasburgo, à entrada de um café. O agressor terá agido em protesto contra o modo de governação de Valls, que por seis vezes terá feito passar à força leis no Parlamento, sem serem discutidas, recorrendo ao artigo 49.3 da Constituição.

Manuel Valls vai este domingo a votos na primeira volta das primárias da esquerda francesa para as eleições presidenciais de 23 de abril deste ano, que determinarão quem irá suceder ao socialista François Hollande.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.