[weglot_switcher]

Vieira de Castro aposta em embalagens 100% recicláveis

A Vieira de Castro é o maior produtor nacional de bolachas, amêndoas e rebuçados, exportando mais de 50% da produção.
15 Fevereiro 2019, 20h17

A Vieira de Castro está a apostar em embalagens 100% recicláveis, abandonando gradualmente as embalagens de plástico.

Segundo um comunicado da Câmara de Vila Noiva de Famalicão, na Vieira de Castro “a sustentabilidade não é só um conceito, é já uma prática industrial”.

“A comprová-lo estão as embalagens de bolachas produzidas na sua totalidade com recurso a materiais recicláveis, conforme acaba de anunciar a empresa famalicense”,m adianta o referido comunicado.

O mesmo documento acrescenta que “este é apenas o primeiro passo de um plano alargado de alterações tendo em vista um mundo melhor, sendo que a próxima aposta será a redução do consumo de plástico”.

“A marca está à procura de materiais que protejam os produtos da mesma forma que o plástico. Em comunicado, a Vieira de Castro indica estar a trabalhar com parceiros para desenvolver soluções mais ecológicas que mantenham as características organolépticas dos artigos e que poderão passar pelo ‘ecodesign’ das embalagens, sem colocar em causa a qualidade dos produtos”, adianta o comunicado da autarquia famalicense.

“A preocupação com o meio ambiente não deve ser moda ou artifício, mas uma motivação real e consciente por um planeta sustentável para todos os seres que o habitam. Não há outro caminho”, sublinha a Vieira de Castro, acrescentando que “esta abordagem insere-se na política de sustentabilidade da empresa: eliminar, reduzir, substituir e transformar, dando seguimento à estratégia europeia para os plásticos”.

Fundada em 1943 e sediada em Vila Nova de Famalicão, a Vieira de Castro é o maior fabricante português de bolachas, amêndoas e rebuçados. Chegou aos 75 anos e está a investir 12 milhões de euros, projetando uma nova fábrica de bolachas nos próximos três anos.

“A empresa está a viver uma ‘revolução interna’ e as prioridades são a reorganização, o aumento da capacidade de produção e a inovação. Isto significa registar um crescimento de mais de 30% em dois anos, dos 35,5 milhões de euros faturados em 2017 para os 38 milhões de 2018 e os 49 milhões previstos em 2019”, sublinha o referido comunicado.

O comunicado da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão destaca ainda que a Vieira de Castro exporta 50% do que produz para meia centena de mercados, tendo no Brasil, Irlanda, Inglaterra, Angola, Cabo Verde, França e Japão o seu núcleo duro de destinos de exportações.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.