[weglot_switcher]

Grupo Vila Galé estuda investimento em novos hotéis no Brasil

O presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, está a estudar diversos projetos de investimento em novos hotéis em estados do nordeste brasileiro, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, passando pelo Ceará.
12 Junho 2018, 07h35

O Grupo Vila Galé está a estudar novas oportunidades de investimentos em hotéis de raiz no Brasil, em particular nos estados do Nordeste, confidenciou Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, em conversas com jornalistas, após a inauguração da última unidade hoteleira, o Hotel Vila Galé Collection Braga, no passado sábado, dia 9 de junho.

“Há três ou quatro estados do Brasil, no Nordeste, que estão atrás de nós com propostas para construirmos novos ‘resorts’. Um dos projetos é no estado do Pernambuco, em Una, a 30 quilómetros de Ilhéus. Estamos a avaliar a proposta. O Governo do Estado prometeu uma série de apoios, mas ainda não concretizou. Já lhes enviámos documentos para assinar, mas ainda não obtivemos resposta. Neste caso, até nos ofereceram terrenos. Gostaríamos de construir aqui o Vila Galé Costa do Cacau, porque esta é conhecida como a Costa do Cacau”, revelou Jorge Rebelo de Almeida.

O empresário hoteleiro adiantou que, “também no norte do Ceará, propuseram-nos dois ou três terrenos para construir ‘resorts’, mas não tinham viabilidade ambiental”.

“Mas descobrimos duas ou três áreas possíveis com viabilidade ambiental. Mas não conheço os proprietários, não conheço ninguém, nem sei qual o valor que pedem. Vamos entrar em contactos e depois em negociações”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

No estado do Rio Grande do Norte, “descobrimos que há espaço para fazer um outro ‘resort’, mas do lado oposto ao de Touros, nas imediações de Pipa, que tem muito dinamismo”.

“Também estamos a estudar esse projeto”, assegurou Jorge Rebelo de Almeida.

Recorde-se que o Grupo Vila Galé tem prevista para 1 de setembro próximo a inauguração de um novo hotel nop Brasil, em Touros, igualmente no estado do Rio Grande do Norte.

“Vamos inaugurar novo hotel com mais de 300 quartos e seis restaurantes, em Touros, no estado do Rio Grande do Norte. A obra iniciou-se a 1 de março de 2017 e deverá ser inaugurada oficialmente a 1 de setembro, antes do prazo previsto. Trata-se de um investimento pesado e estamos a fazê-lo em tempo recorde”, destacou o presidente do Grupo Vila Galé.

Questionado sobre o esforço financeiro nesta unidade, Jorge Rebelo de Almeida adiantou que exigiu “um investimento de 130, 140 milhões de reais, que até poderia ter beneficiado da grande desvalorização do real, mas já tínhamos o dinheiro no Brasil e decidimos não o movimentar”.

Ao câmbio atual, este investimento equivale a um valor que oscila entre cerca de 30 e de 32 milhões de euros.

“Estamos ainda em fase de ampliação do Hotel Vila Galé Marés [na Bahia], que começou com 447 quartos e em 2018 foi aumentado para 506 quartos. Este ano vai para perto dos 600 quartos, uma ampliação de cerca de 90 quartos, que deverá ficar concluída este ano e que representa um investimento de cerca de 15 milhões de reais”, anunciou Jorge Rebelo de Almeida.

Este investimento, ao câmbio atual, representa um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros.

O presidente do Grupo Vila Galé explica as diversas propostas para novos investimentos em hotéis no Brasil: “estas propostas explicam-se porque temos criado uma imagem no Brasil”.

“Temos construído hotéis bons, temos cumprido os pagamentos com todos, o que não é coisa pouca no Brasil”, salienta Jorge Rebelo de Almeida.

Sobre o risco de investimento num país abalado por corrupção, convulsões sociais e instabilidade política, o presidente do grupo Vila Galé diz que “há muito exagero nesta situação de insegurança no Brasil, mas não é invenção da imprensa”.

“Agora, recentemente, por causa da greve dos camionistas, estivemos à beira de fechar os nossos hotéis, estivemos nos limites. Não tínhamos gasóleo para alimentar os geradores e para garantir mais a logística alimentar”, admitiu Jorge Rebelo de Almeida.

Mas o empresário acredita que “o Brasil está a passar por uma limpeza ética, uma barrela, que pode não ser a 100%, mas que certamente foi uma limpeza profunda”.

“O Brasil é um país rico. Gostava de ver como é que decorrem as próximas eleições presidenciais. Era muito bom se o Brasil tivesse a sorte de ter um candidato como o Marcelo Rebelo de Sousa. Se o Brasil conseguir ter um tipo equilibrado, razoável e com bom senso na Presidência da República, poderá dar a volta por cima”, defende Jorge Rebelo de Almeida.

O presidente do Grupo Vila Galé sublinha: “tenho uma imagem positiva do Brasil”, acrescentando que “é um país que está a atravessar uma fase complicada, mas a economia não está assim tão devastada”.

Sobre a atividade do Grupo Vila Galé no Brasil, Jorge Rebelo de Almeida assegura que “os nossos ‘resorts’ estão a correr bem.

“Continuo a pensar que a oferta de ‘resorts’ no Brasil, um país com 200 milhões de habitantes, é pouca. O que está mais preocupante no Brasil são os hotéis de cidade”, conclui o presidente do Grupo Vila Galé.

Recorde-se que o Grupo Vila Galé, antes da próxima inauguração do Vila Galé Touros, no estado do rio Grande do Norte, gere já sete unidades hoteleiras no Brasil, nos estados do rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco, num total de 2.400 quartos, suioters, chalés, apartamentos e alojamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.