Vinho Madeira fecha 2014 com vendas a registarem crescimento de 6%

A presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, revelou hoje que as vendas de ‘vinho Madeira’, em 2014, registaram um aumento de 6%, atingindo um valor de cerca de 18 milhões de euros. “Com efeito, os dados relativos ao ano de 2014 revelam que a quantidade total […]

A presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, revelou hoje que as vendas de ‘vinho Madeira’, em 2014, registaram um aumento de 6%, atingindo um valor de cerca de 18 milhões de euros.

“Com efeito, os dados relativos ao ano de 2014 revelam que a quantidade total comercializada de vinho da Madeira foi de 3.372.160 litros, o que correspondeu, em valor, a 17.904.794 euros”, afirma, sendo “este o valor mais elevado dos últimos 12 anos”.

A contribuir para o crescimento das vendas em 2014, face ao ano anterior, esteve o mercado nacional (continente, Açores e Madeira), que registou um crescimento de cinco por cento, face ao ano anterior.

Este valor é “válido quer para a quantidade, quer para o valor”, ressalva a responsável, adiantando que o mercado nacional consumiu no último ano 567.459 litros de ‘vinho Madeira’.

Também no mercado comunitário as vendas cresceram seis por cento na quantidade vendida e sete por cento no valor.

A responsável destaca ainda o bom comportamento do mercado inglês – o mais tradicional – que registou um aumento da ordem dos 13%, valendo agora dois milhões de euros, de acordo com os dados, com 314.166 litros de vinho Madeira vendidos.

Já os franceses compraram menos vinho em 2014, menos um por cento (1.014.741 litros), mas ainda assim continuam a ser os maiores compradores e os que menos pagam em média por litro, 3,35 euros.

Os mercados referentes a países terceiros também contribuíram para o crescimento das vendas de ‘vinho Madeira’ em 2014, com um aumento de sete por cento, tanto em quantidade como em valor.

E os Estados Unidos continuam a ser o mercado estratégico em que a região mais aposta, refletindo-se nos resultados obtidos. Em 2014, as exportações para aquele país aumentaram 16% na quantidade e 11% no valor, valendo 1,9 milhões de euros.

“Para nós é muito positiva a evolução dos mercados, sobretudo do mercado nacional, ou seja, o do continente, que aumentou em 2014, em termos de valor, 66%”, valendo meio milhão de euros, explica.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.