Vinho: Tons de Duorum Branco na lista dos 100 melhores da Wine Spectator

A Duorum Vinhos é um projeto liderado pelos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco. Foi iniciado em 2007.

O vinho português Tons de Duorum Branco, da Duorum Vinhos, que pertence ao grupo da João Portugal Ramos Vinhos, foi incluído na listagem dos “100 top values” da prestigiada publicação internacional do Wine Spectator.

Trata-se de um projeto liderado pelos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco. Foi iniciado em 2007 e nomeado Duorum – a palavra latina para “de dois” –, identificando dois enólogos, de duas regiões distintas – Alentejo e Douro.

O projeto tem, desde o início, uma marcada preocupação com a sustentabilidade, encontrando-se as propriedades que lhe dão corpo em dois locais incluídos na rede europeia de conservação da natureza (Rede Natura 2000), a Zona de Protecção Especial para Aves do Douro Internacional. A Duorum Vinhos tem duas vinhas no concelho de Vila Nova de Foz Côa – Quinta de Castelo Melhor e Quinta do Custódio – e uma adega em Ervedosa do Douro.

João Portugal Ramos, que dá o nome à empresa que este ano celebra 25 anos de existência.

O grupo exporta cerca de 60% da sua produção para mercados como Suécia, Estados Unidos, Brasil, China, Angola, Bélgica, Canadá, entre outros. Elabora uvas provenientes de cerca de 600 hectares de vinhas, entre próprias e arrendadas, de regiões tão distintas como do Alentejo, Douro, Tejo, Verdes e Beiras. Conta com mais de 140 colaboradores.

A expectativa do grupo é encerrar este ano com um crescimento de cerca de 5% do volume de negócios, para um valor de cerca de 19 milhões de euros.

Na avaliação Wine Spectator, feita pela especialista Gillian Sciaretta, o Tons de Duorum Branco é identificado como um branco rico, “com nuances florais, apoiado em notas de pêssego, kumwat e melão, acentuado por especiarias e inspirações minerais”.

Recomendadas

Bruxelas quer que plataformas passem a cobrar IVA para evitar concorrência desleal

De acordo com as atuais regras de IVA, são os próprios prestadores de serviço – sejam motoristas ou donos de alojamento local – que são obrigados a coletar o IVA e a remiti-lo para as autoridades tributárias do seu país.

UE dá luz verde a entrada de Croácia no espaço Schengen

Com esta aprovação, pelos ministros dos Assuntos Internos da UE, seguindo a recomendação da Comissão Europeia de 16 de novembro, a Croácia deixará de ter fronteiras internas com os outros países do espaço Schengen.

Trabalhadores do MNE português no Brasil vão ter atualização salarial de 48,9%

Os trabalhadores nos postos consulares e missões diplomáticas no Brasil vão ter as suas remunerações atualizadas em 48,9%, a mesma percentagem da depreciação monetária acumulada do real, segundo legislação publicada em Diário da República.
Comentários