Vinhos de Portugal têm acesso directo ao selo Portugal Sou Eu

O Portugal Sou Eu e o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) assinaram um protocolo que estabelece as regras de adesão, com acesso directo, dos produtos do sector vitivinícola, qualificados com a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, ao Selo Portugal Sou Eu, avança a revista digital Agricultura e Mar Actual. Criada pelo IVV, […]


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O Portugal Sou Eu e o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) assinaram um protocolo que estabelece as regras de adesão, com acesso directo, dos produtos do sector vitivinícola, qualificados com a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, ao Selo Portugal Sou Eu, avança a revista digital Agricultura e Mar Actual.

Criada pelo IVV, a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal” destina-se exclusivamente a vinhos provenientes de uvas produzidas e vinificadas em Portugal, desde que se tratem de vinhos classificados com a DO – Denominação de Origem ou IG – Indicação Geográfica, ou vinhos produzidos por entidades com o sistema de gestão de qualidade certificado.

Neste âmbito, de uma forma simplificada, são aderentes ao selo Portugal Sou Eu as seguintes categorias de vinho (desde que produzidos e vinificados em Portugal e com uvas colhidas em território nacional): vinho novo ainda em fermentação, vinho licoroso, vinho frisante, vinho frisante gaseificado, vinho espumante, vinho espumante gaseificado, vinho espumante de qualidade, vinho espumante de qualidade aromático, mosto de uvas, mosto de uvas parcialmente fermentado, mosto de uvas concentrado, vinho proveniente de uvas passas e vinho de uvas sobre-amadurecidas.

As condições de adesão, que agora são protocoladas, fazem com que já tenham aderido ao selo Portugal Sou Eu 58 empresas produtoras ou engarrafadoras de vinho, que representam 430 referências de vinho entre DO (311 referências) e IG (119 referências).

Para o presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Miguel Cruz, “para além de amplificar a divulgação das iniciativas Portugal Sou Eu e Vinhos de Portugal/Wines of Portugal nos mercados interno e externo, este protocolo irá reforçar a competitividade, a aposta na internacionalização e o desenvolvimento sustentável do sector vitivinícola nacional”.

Para Frederico Falcão, presidente do IVV, proprietário da marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, “a parceria com o Portugal Sou Eu irá promover o desenvolvimento de acções que visam o reforço da visibilidade da marca Portugal na vasta oferta de produtos vitivinícolas portugueses de qualidade, dentro e fora de portas”.

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