[weglot_switcher]

Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, em 2021, “a exportação seguiu a bom ritmo para a maioria dos principais mercados de vinho da região do Alentejo, destacando-se os crescimentos registados no Brasil (mais 9% em valor e mais 4% em volume)”.
21 Fevereiro 2022, 15h44

Os Vinhos do Alentejo atingiram valores recorde nas exportações em 2021, com as vendas a crescerem 17,5%, aponta a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Na nota, a CVRA sublinha que, em 2021, que as exportações do vinho alentejano traduziram-se num “total de 69,4 milhões de euros, e 11,6% em volume, ao exportarem 19,7 milhões de litros de vinho para o estrangeiro”.

Segundo a CVRA, em 2021, “a exportação seguiu a bom ritmo para a maioria dos principais mercados de vinho da região do Alentejo”, destacando-se, entre eles, o Brasil (mais 9% em valor e mais 4% em volume), a Suíça (mais 14% em valor e mais 8% em volume) e o Reino Unido (mais 69% em valor e mais 54% em volume).

Destaque também para a da exportação para Espanha (mais 127% em valor e 134% em volume) e Austrália (mais 252% em valor e mais 290% em volume).

A comissão destaca a “importante subida” no preço médio por litro que, de janeiro a dezembro de 2021, valorizou 5,3%, com os vinhos DOC a subirem 9,2% e o Regional a subir 3,0%.

“Perante estes resultados só podemos aplaudir os produtores alentejanos que mostram a sua capacidade exportadora e valorizam cada litro de vinho vendido, demonstrando a qualidade dos vinhos do Alentejo, com os mercados internacionais a mostrarem-se recetivos para pagarem mais pelo vinho da região”, diz Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Francisco Mateus acrescentou que em 2021 se estabilizou “a tendência de quebra em Angola”, bem como aumentou “as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo”. “Sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo”, destacou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.