[weglot_switcher]

Vinhos portugueses marcam presença no maior evento vitivinícola da China

O pavilhão da ‘Wines of Portugal’ conta com a presença dos produtores Encosta de Alqueva, Henriques & Henriques, Justino’s Madeira, Lavradores de Feitoria, Madeira Wine Company, Mouchão, Enoport, Pereira D’Oliveira, Quinta do Paral, Quinta do Silval, The Loyalty Wine Family, Vidigal Wines e Wine & Soul – Maritávora.
  • Regis Duvignau/Reuters
12 Novembro 2020, 08h13

Os vinhos portugueses estão a marcar a sua presença no maior evento vitivinícola da China, a ‘ProWine China’, que está a decorrer até amanhã, dia 12 de novembro, em Xangai.

“A qualidade e excelência dos vinhos portugueses vão ser dadas a conhecer até dia 12 de Novembro na ‘ProWine China 2020’, o maior evento vitivinícola do país e um dos mais importantes do mundo. Uma comitiva de 14 representantes dos produtores portugueses integram o pavilhão da ‘Wines of Portugal’, a chancela da ViniPortugal para a promoção nos mercados internacionais. Elevar a notoriedade e conhecimento dos vinhos portugueses junto de profissionais do mercado chinês é o objetivo central desta acção promocional”, destaca um comunicado da ViniPortugal.

De acordo com essa nota, “a ‘ProWine China 2020’ volta a ser uma das apostas da ViniPortugal junto de um mercado que que se tem vindo a revelar disponível para conhecer novos vinhos e produtores de destinos vitivinícolas mundiais em afirmação”.

“Em 2020, o sector vitivinícola tem vindo a sofrer meses de incertezas e perturbações. Enquanto nos esforçamos por construir um ‘novo normal’ no combate à pandemia, a ‘Wines of Portugal’ está empenhada em ajudar a revigorar o mercado vinícola chinês. O apoio à ‘ProWine 2020’ é um desses esforços. Iremos certamente fazer mais e reforçar ainda mais a nossa dinâmica neste mercado”, o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

O pavilhão da ‘Wines of Portugal’ conta com a presença dos produtores Encosta de Alqueva, Henriques & Henriques, Justino’s Madeira, Lavradores de Feitoria, Madeira Wine Company, Mouchão, Enoport, Pereira D’Oliveira, Quinta do Paral, Quinta do Silval, The Loyalty Wine Family, Vidigal Wines e Wine & Soul – Maritávora.

“Para facilitar o diálogo entre os visitantes da feira e os produtores nacionais, a ‘Wines of Portugal’ inovou, construindo um ‘Mini Programa WeChat’, através do qual distribuidores e profissionais do vinho podem marcar diretamente uma reunião com os produtores”, avança o mesmo comunicado.

Segundo Frederico Falcão, “os vinhos portugueses orgulham-se das suas mais de 250 uvas autóctones, séculos de cultura vitivinícola, bem como do seu património de criação de vinhos de lote”.

“Eles oferecem uma experiência única ao tirar partido da diversidade dos terroirs e castas portuguesas. Vir ao nosso Pavilhão na ‘ProWine China 2020’ seria um bom ponto de partida para se ter o gosto de um mundo de diferença oferecido pelos vinhos portugueses”, afirma o presidente da ViniPortugal.

Para os responsáveis desta plataforma de promoção externa dos vinhos portugueses,” a China é um dos mais relevantes mercados de diversificação da actividade promocional da marca ‘Wines of Portugal’.

O valor das exportações de vinhos nacionais (excluindo Vinho do Porto e Madeira) para a China ultrapassaram os 17 milhões de euros em 2019.

“Os dados de 2020 revelam que, entre janeiro e agosto, as exportações totais de vinho português para o mercado chinês atingiram os sete milhões de euros, com o vinho IGP Indicação Geográfica Protegida] a ser a categoria em evidência em valor”, revela o comunicado da ViniPortugal.

Em termos globais, de janeiro a agosto de 2020, as exportações totais de vinhos portuguesas cresceram 2,3% em valor em comparação com o mesmo período em 2019, ultrapassando os 508 milhões de euros.

No mesmo período, o aumento de volume ascendeu a 3,4%.

A ViniPortugal é a associação interprofissional para a promoção dos ‘Vinhos de Portugal’ e tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses.

São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.