A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a Sapec, empresa belga na área dos fitofármacos, acabam de firmar um protocolo de cooperação tendo em vista, particularmente, a formação dos produtores e apoios à investigação na área da viticultura.
Segundo a comissão, o acordo prevê a realização de acções de formação para um mínimo de 500 produtores ao longo do ano com o apoio da Academia dos Vinhos Verdes, tendo como objetivo a constante melhoria das técnicas de plantação e amanho da vinha, a maior produção e melhor qualidade das uvas.
Fica ainda delineada a publicação de um livro branco sobre o estado da viticultura na região, assim como a realização de um projecto de investigação sobre castas desaparecidas na região dos vinhos verdes, de modo a fazê-las renascer na vinha e valorizá-las comercialmente.
Sobre este acordo, Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, sublinha que “a parceria entre as duas marcas tem sido muito proveitosa para ambas e acredito que, em 2015, os resultados vão ser tão bons ou melhores do que foram no passado recente”.
OJE