[weglot_switcher]

Viriato, o primeiro transporte público autónomo e elétrico em Portugal

O veículo foi apresentado na Portugal Smart Cities Summit e vai chegar ao munícipio de Viseu no início de 2019, para substituir o Funicular. O presidente da Câmara de Viseu acredita que a iniciativa gere poupanças de 80 mil euros anuais.
13 Abril 2018, 09h30

Chama-se “Viriato” e vai ser o primeiro transporte público autónono e elétrico em Portugal. O veículo foi apresentado esta semana na Portugal Smart Cities Summit e vai chegar ao munícipio de Viseu no início de 2019, para substituir o Funicular.

Integrado no sistema de mobilidade de Viseu, o MUV, o transporte não tripulado foi criado pela tecnológica Tula e viajará a uma velocidade que pode atingir os 40 km/hora. O Viriato tem um comprimento de nove metros, é movido por um motor da Siemens de 60 quilowatts e fará um percurso desde a Cava de Viriato até ao Centro Histórico.

O percurso do Funicular será feito por dois veículos de 24 passageiros que farão o percurso em sentido inverso, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, acredita que a iniciativa gere poupanças de 80 mil euros anuais, quando comparado com o transporte atual, que apenas viaja durante o dia, com autonomia para 60 quilómetros.

A cimeira das cidades inteligentes termina esta sexta-feira, 13 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.