[weglot_switcher]

Vírus do Nilo detetado em Alcácer do Sal

As Autoridades de Saúde dizem que até ao momento não foram registados casos de infeção com o vírus e garantem que a “situação está sob controlo”.
13 Outubro 2017, 18h14

A Autoridade de Saúde está a alertar a população para adotar medidas de prevenção de picadas de mosquitos depois de ter sido detetado um  cavalo infetado com o vírus do Nilo Ocidental, em Alcácer do Sal. Os especialistas dizem que até ao momento não foram registados casos de infeção com o vírus e garantem que a “situação está sob controlo”.

A delegada de Saúde do Alentejo, Filomena Araújo, explicou esta sexta-feira à comunicação social que “a situação [de infeção de um equídeo] foi identificada no âmbito das ações de vigilância dos serviços veterinários relativamente aos cavalos”. Filomena Araújo chama a atenção para a necessidade de se “informar a população” e divulgar recomendações e medidas de proteção.

Entre as recomendações feitas pela entidade responsável pela Saúde Pública na região estão a aplicação de repelente de insetos, especialmente ao amanhecer e entardecer, depois de colocado o protetor solar; proteger janelas, carrinhos de bebé e berços com redes mosquiteiras; usar alças, camisolas de manga comprida e calçado fechado. Além disso, devem-se limpar poças e charcos, que são locais de eleição para a reprodução de mosquitos.

Filomena Araújo diz ainda que está em curso nível nacional “um programa de vigilância de mosquitos que possam transmitir este tipo de doenças” e que por enquanto não há razões para alarme.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.