[weglot_switcher]

Visa, Mastercard, eBay e Stripe deixam projeto de criptomoeda do Facebook

As quatro empresas seguem a estratégia que já havia sido adotada pela Paypal na última semana. Contudo, empresas como a Uber e Lyft, continuam comprometidas com o projeto.
  • 5. Mark Zuckerberg
12 Outubro 2019, 17h13

O projeto Libra, a criptomoeda do Facebook, sofreu um novo revés ao ver a Visa, a Mastercard, a eBay e a Stripe abandonarem o desenvolvimento desta moeda. As quatro empresas decidiram seguir a estratégia que já havia sido adotada pela Paypal na última semana, segundo o anúncio do próprio cofundador da Libra, David Marcus.

Um porta-voz da gigante dos cartões de crédito Visa explicou à imprensa internacional que o grupo continuará a “avaliar” a evolução da Libra, e com base na sua capacidade de “satisfazer plenamente todos os requisitos regulamentares exigidos”, determinarão a sua posição neste projeto no futuro.

“Nós respeitamos muito a visão da Libra Association no entanto, o eBay tomou a decisão de não avançar como membro fundador”, anunciou, por sua vez, a empresa de comércio eletrónico em comunicado.

Já a Stripe, outra empresa de tecnologia cujo software permite fazer pagamentos online, afirmou que se congratula com todos os projetos que, como o Libra, “visam tornar o comércio eletrónico mais acessível às pessoas por todo o mundo”. Como tal, a empresa não descarta uma nova colaboração no desenvolvimento desta criptomoeda no futuro.

Contudo, empresas como Uber e Lyft, continuam comprometidas com o projeto, apesar das dúvidas levantadas entre os reguladores como a Reserva Federal dos EUA (Fed), o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra.

A Libra Alliance é um grupo de empresas financeiras e tecnológicas que se comprometeram a contribuir com nove milhões de euros  no desenvolvimento desta criptomoeda. O Facebook, o principal impulsionador dessa aliança, pretende revolucionar o mercado global de pagamentos com o seu lançamento, mas o projeto ficou congelado até que as preocupações regulatórias sejam resolvidas e as autorizações das agências relevantes sejam obtidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.