[weglot_switcher]

Viseu: maior operação de abastecimento de água do país começa amanhã

Mais de 100 cargas diárias, utilizando 27 camiões-cisterna. A água de Viseu chegará por camião em novembro, no que será a maior operação do género alguma vez feita em Portugal.
30 Outubro 2017, 12h58

Serão quatro os conselhos que, no distrito de Viseu, passarão a ser abastecidos de água através de camiões-cisterna. A medida foi tomada em consequência da seca severa que assola o distrito, cujas reservas de água já são são suficientes para garantir o abastecimento da população.

Assim na maior operação do género “alguma vez montada em Portugal, conforme adianta à TSF Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, estarão envolvidos 27 camiões-cisterna, que realizarão mais de 100 cargas de água diárias, durante todo o mês de novembro.

“Estamos a falar de 27 camiões, 112 movimentos por dias, que vêm desde Tondela até Trancoso, pontos onde vamos fazer esse abastecimento”, explicou Almeida Henriques à rádio, acrescentando que, além do de Viseu, o reforço no abastecimento abrangerá também os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo e Nelas. Ainda segundo as declarações de Almeida Henriques, o custo desta operação rondará os 500 mil euros, cerca de “dez vezes mais do que aquilo que os consumidores pagam”.

Em Nelas, segundo adianta a Lusa, as piscinas municipais cobertas deixarão de funcionar a partir do dia 1 de novembro. Num aviso divulgado às populações, o presidente da autarquia, José Borges da Silva, refere que esta é uma das “imprescindíveis e inadiáveis medidas de poupança” a serem adotadas, frisando que “a utilização da rede da água pública deverá ser apenas para consumo doméstico” e com moderação.

No mesmo aviso, é proibida “a utilização de água da rede pública para a rega de jardins públicos e privados ou qualquer outro uso diferente”, medida, que o autarca diz visarem “prolongar as reservas de água existentes na Barragem de Fagilde”.

Esta segunda-feira, a Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca reúne-se no Ministério da Agricultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.