[weglot_switcher]

VisionWare e Universidade de Coimbra unem forças para investir em sector das TIC

O objetivo desta parceria é estabelecer um contacto mais próximo entre a empresa e os alunos, colmatando a escassez de talento na área das Tecnologia de Informação e Comunicação.
7 Junho 2023, 14h10

A tecnológica portuguesa VisionWare e a Universidade de Coimbra anunciaram esta quarta-feira um acordo de cooperação na área das Tecnologias de Informação.

De acordo com comunicado da empresa dedicada à Segurança de Informação e Cibersegurança, esta aposta “prevê ainda a submissão conjunta de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia, no contexto de futuros consórcios e projetos europeus”.

“Esta parceria com a Universidade de Coimbra é mais um dos objetivos que tínhamos definido, e que serve para dar resposta às exigências do mercado ao nível dos recursos humanos, contribuindo para uma das áreas cada vez mais cruciais para a nossa sociedade”, refere o CEO da tecnológica, Bruno Castro.

O objetivo desta parceria é estabelecer um contacto mais próximo entre a empresa e os alunos, colmatando a escassez de talento na área das Tecnologia de Informação e Comunicação [TIC] que se faz sentir em Portugal, bem como “investir no desenvolvimento de competências essenciais a um sector com cada vez maior peso na economia global”, indica o comunicado.

A empresa adianta que a cooperação é extensível a todo o universo e ecossistema da Universidade de Coimbra, com foco na Faculdade de Ciências e Tecnologia e no Departamento de Engenharia Informática.

O fundador da VisionWare adianta que “é através da aproximação ao meio académico e empresarial que conseguiremos responder ao mercado, e desta maneira formar e disponibilizar cada vez mais e melhores profissionais, mais e melhores serviços”.

“O estreitamento de relações entre agentes económicos e a academia é essencial para dar maior robustez ao sector das TIC, em particular, à área específica da cibersegurança, conseguindo-se desta forma identificar e reter os melhores talentos”, remata.

O reitor da Universidade destaca que a entidade tem “investido na convergência académica/empresarial e no estreitar das relações com empresas de referência”. São estas relação que permitem melhorar a capacidade de inovação e competitividade das empresas, sustenta Amílcar Falcão.

Esta parceira, na visão do reitor, “representa uma oportunidade para os estudantes complementarem a sua aprendizagem académica e enriquecerem o seu currículo”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.