[weglot_switcher]

Vista Alegre já exporta dois terços da produção

O mercado externo continua a ser o grande impulsionador do desempenho da empresa de porcelana, com 13 milhões de euros de vendas.
21 Maio 2018, 18h49

A Vista Alegre garante ter registado “o melhor desempenho de sempre, neste primeiro trimestre de 2018, destacando-se o resultado líquido positivo em 634 mil euros, dando continuidade aos bons resultados alcançados no final do ano 2017”.

Segunjdo um comunicado enviado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, “o mercado externo continua a ser o grande impulsionador desta boa ‘performance’, com 13 milhões de euros de vendas”.

As exportações representam atualmente 67% do volume de negócios da Vista Alegre, um incremento de dois pontos percentuais face a 2017.

“Este aumento é justificado pelo crescimento do negócio em novos mercados, nomeadamente na Europa e Ásia. Na Europa destaca-se a França e Espanha com maiores crescimentos. No mercado interno, o valor das vendas foi de 6,3 milhões de euros, alicerçado no negócio das lojas próprias, e na consolidação de estratégia da Vista Alegre, que apostou neste canal em Portugal”, explica o comunicado da Vista Alegre.

Os resultados consolidados referentes ao primeiro trimestre de 2018 do Grupo Vista Alegre revelaram que o volume de negócios aumentou 4%, para 19,2 milhões de euros, e o EBITDA, cresceu 18%, situando-se em 31 de março de 2018 nos 2,9 milhões de euros.

“A empresa registou um resultado operacional de 1,4 milhão de euros, superior em 36% ao período homólogo de 2017, e o resultado líquido do exercício teve uma taxa de crescimento de 422% igualmente face ao mesmo período de 2017, situando-se positivo em 634 mil euros”, adianta o referido comunicado.

No primeiro trimestre de 2018, a Vista Alegre realizou investimentos realizados no montante de 3,2 milhões de euros, que foram essencialmente aplicados no segmento do cristal e do grés mesa com a ampliação da fábrica da Ria Stone.

“Nos próximos trimestres, vão manter-se em curso um conjunto de iniciativas necessárias para melhorar a rentabilidade, competitividade e eficiência da empresa”, acrescenta o documento, sublinhando que o grupo Vista Alegre “tem em curso projetos de inovação produtiva, com o objetivo de fomentar a competitividade, seja por um aumento de capacidade, diversificação da produção ou alterações fundamentais ao processo produtivo”.

“Estes projetos demonstram a capacidade do grupo em manter a sua posição de liderança, inovando nos seus processos e fabrico, bem como nos produtos que comercializa, no que aos segmentos do grés (mesa e forno), porcelana e cristal dizem respeito. A Vista Alegre continuará a modernizar e expandir os seus pontos de venda próprios quer em Portugal quer nos mercados externos (ex: França, Espanha e México) ajustando-os às tendências globais do retalho e a associar-se a centros de criação de tendências internacionais, mediante o estabelecimento de parcerias com marcas de prestigio e ‘designers’ de renome internacional”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.